Postagens

Mostrando postagens de setembro 19, 2017

TRE-BA acata recurso, reverte decisão e aprova contas de Neto por unanimidade por Bruno Luiz

Imagem
Foto: Valter Pontes/ Secom Salvador O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) acolheu nesta terça-feira (19) recurso da defesa e aprovou, por unamidade, as contas da campanha eleitoral de 2016 do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o vice Bruno Reis (PMDB). O Pleno da Corte Eleitoral derrubou decisão do juiz Oswaldo Rosa Filho, que havia reprovado a contabilidade do democrata, reeleito no ano passado, além de determinar que a chapa devolvesse R$ 256.211,05 aos cofres públicos, em razão de irregularidades na prestação de contas e na utilização de recursos do fundo partidário de forma não comprovada. Além de aprovar as contas, o TRE-BA diminuiu o valor a ser repassado ao Tesouro Nacional para RS 1.587,67. Prefeito de Salvador desde 2013, ACM Neto foi reeleito para mais um mandato em outubro com 74% dos votos válidos, vencendo no primeiro turno.

Aprovação de governo Temer cai para 3,4%; 84,5% reprovam desempenho pessoal

Imagem
Foto: Lula Marques / Agência PT A aprovação do governo de Michel Temer na Presidência da República caiu para 3,4%. O dado consta na pesquisa CNT/MDA, realizada entre 13 e 16 de setembro, em 137 municípios de 25 unidades federativas. Por outro lado, 75,6% avaliam negativamente o governo, enquanto outros 18% o avaliaram como regular. Três porcento não souberam opinar. Quando a avaliação se trata do desempenho pessoal de Michel Temer no cargo, 84,5% das 2.002 pessoas ouvidas reprovam a atuação do peemedebista. Na última edição da pesquisa, feita em fevereiro de 2016, o percentual era de 62,4%. Para 10,1% dos ouvidos, Temer tem desempenho positivo à frente do Palácio do Planalto, de acordo com o site Poder 360. Na última pesquisa, eram 24,4%. Não sabem ou não quiseram responder representam 5,4%.

Atletas da Seleção de Ipiaú reclamam de salários atrasados e se recusam a treinar

Imagem
Jogadores se recusaram a treinar na tarde dessa terça-feira (19). Os jogadores da Seleção de Ipiaú cruzaram os braços na tarde dessa terça-feira (19) e se recusaram a treinar. O motivo alegado pelos atletas é o atraso dos pagamentos. Um grupo de jogadores informou ao GIRO que, desde que eles foram convocados pela LDI receberam apenas o pagamento dos dez primeiros dias e de um “bicho”, pago no jogo contra Ibirapitanga, realizado no último dia 10 de setembro no estádio Pedro Caetano. “Só vamos retornar aos treinos quando recebermos os pagamentos”, afirmou ao GIRO um dos atletas. Há 4 anos fora do Campeonato Intermunicipal, a seleção retornou à competição com a garantia do apoio da prefeitura municipal que assegurou repasse mensal de 30 mil reais, desde que a Liga cumprisse as normas exigidas pelo município. Uma delas é a prestação de contas. Segundo apurou o GIRO, esse seria o impasse para os pagamentos.

O PMDB e a luta para se livrar do estigma das malas

Imagem
Foto: Reprodução Facebook. O deputado Hildécio Meirelles diz que o colega Pedro Tavares, ratificado na presidência pelo grupo, “tem a chance de ouro de escrever o nome na história” O PMDB baiano reuniu ontem informalmente os seus cinco deputados e mais alguns prefeitos para decidir o que fazer depois do caso Geddel, preso acusado de estar guardando R$ 51 milhões em um apartamento. A estratégia básica é se reunir quinzenalmente para tentar virar a página e reanimar o partido. Estavam lá os cinco deputados estaduais, prefeitos e ex-prefeitos. O deputado Lúcio Vieira Lima está afastado. Não apareceu nem deu notícias. Desafio gigante O deputado Hildécio Meirelles, presente no encontro, diz que o colega Pedro Tavares, ratificado na presidência pelo grupo, “tem a chance de ouro de escrever o nome na história”, comandando a redenção da legenda. Tarefa para gigante, tal é o desgaste. (Por Levi Vasconcelos é Jornalista político, Diretor de Jornalismo do Bahia.ba, e titular d

STF não deve barrar denúncia de Janot contra Temer na quarta-feira

Imagem
O presidente Michel Temer - Ailton de Freitas / Agência O Globo 18/09/2017 BRASÍLIA — O Supremo Tribunal Federal (STF) não vai barrar a denúncia contra o presidente Michel Temer, como quer a defesa. Na sessão de quarta-feira, os ministros devem autorizar o envio do documento para a Câmara dos Deputados, como prevê a Constituição. Se, em votação, dois terços dos deputados concordarem, o caso retorna para a Corte para julgamento. Na avaliação da maioria dos ministros, nessa primeira fase, o Supremo tem o dever de encaminhar, automaticamente, o caso para a Câmara, sem fazer juízo de valor sobre a denúncia ou as provas nas quais o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se baseou. Pelo menos não neste momento. Embora tenha conhecimento dessa tendência do tribunal, o relator do processo, ministro Edson Fachin, preferiu levar a questão de ordem apresentada pela defesa para o plenário do Supremo, em vez de decidir sozinho. Em junho, quando Temer foi denunciado pela primeir

Bahiater intensifica mobilização de agricultores familiares para quitação dívidas rurais

Imagem
Agricultura Familiar. O objetivo é esclarecer e informar aos agricultores os benefícios da Lei 13.340, que proporciona descontos que chegam até 95% para liquidação de dívidas e 80% para renegociações.  A medida beneficia os agricultores que fizeram empréstimos rurais até o dia 31 de dezembro de 2011 e estão inadimplentes. A superintendente da Bahiater, Célia Watanabe, destaca que a iniciativa vai reforçar a mobilização que está sendo feita desde o início do ano: “Desde janeiro de 2017, período de normatização da lei, estamos no processo de diálogo com agricultores e agricultoras familiares por meio das nossas equipes que atuam nos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFs), unidade descentralizada da SDR. Agora, em parceria com os agentes financeiros, vamos fortalecer a divulgação dessa oportunidade de liquidar ou renegociar os débitos do Pronaf com descontos”, afirmou Watanabe.