Postagens

Mostrando postagens de dezembro 13, 2013

Curaçá: Operação Divisa Segura erradica 37 mil pés de maconha

Imagem
Mais de 37 mil pés de maconha foram erradicados na manhã desta sexta-feira (13), na cidade de Curaçá, no norte da Bahia. Comandada pelos policiais militares da 45ª CIPM e da 2ª CIPM do estado de Pernambuco, a Operação Divisa Segura localizou três roças de maconha, cultivadas em uma área de 9, 7 e 5 hectares. A ação teve início nesta quinta-feira (12), quando a PM foi informada sobre a existência de um transporte de drogas no povoado de Árvore de Cima. A denúncia foi confirmada com a posterior apreensão 5,7 kg de maconha acondicionada em três sacos, localizados às margens do Rio São Francisco. Uma amostra do plantio e os sacos com a droga pronta para o consumo foram apresentados na delegacia de Curaçá para registro e realização das investigações cabíveis. Todas as plantações foram incineradas e ninguém foi preso na ação.

Operação interdita oito bombas em postos de combustíveis de Camaçari, Candeias e Simões Filho

Imagem
Oito bombas de postos de combustíveis de Camaçari, Candeias e Simões Filho foram interditadas, após operação que fiscalizou 20 postos de combustíveis esta semana. Além das bombas, das 26 impressoras de nota fiscal foram fiscalizadas,18 estavam irregulares e 12 postos inadimplentes com a taxa do Fundo Especial de Aparelhamento dos Serviços Policiais (Feaspol). “As operações continuam a ser realizadas com frequência em todo o estado, objetivando impedir a atuação de empresários desleais que prejudicam a livre concorrência e o consumidor baiano”, ressaltou o coordenador de Fiscalização de Petróleo e Combustíveis (Copec) da Sefaz, Olavo Oliva. A ação é fruto da parceria entre a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e a Agência Nacional de Petróleo (ANP). (Fonte Bahia noticias)

Avaliação do governo Dilma tem nova recuperação, aponta pesquisa Ibope

Imagem
A popularidade da presidente Dilma Rousseff continua em trajetória de recuperação, após o abalo sofrido durante a onda de manifestações ocorrida em junho no Brasil. A constatação faz parte dos resultados da pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta sexta-feira (13). O porcentual de habitantes que avalia a gestão petista como ótima ou boa aumentou de 31% em julho, quando chegou ao menor índice logo após os protestos, para 43% em novembro. Em setembro, a aprovação era de 37%, segundo o mesmo estudo. O levantamento foi feito entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro. Os números, porém, ainda estão longe da estima dedicada pelos brasileiros a Dilma antes dos protestos. Pela CNI/Ibope, a gestora chegou a 63% de apreciação positiva em março.

Após ordem de prisão, Pedro Henry renuncia ao mandato de deputado federal

Imagem
Após a confirmação da Polícia Federal sobre o recebimento da ordem de prisão de Pedro Henry (PP-MT), foi apresentada, nesta sexta-feira (13), a carta de renúncia do deputado à mesa diretora da Câmara dos Deputados. No texto, dirigido a Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Casa, o condenado do processo do mensalão argumenta sua inocência e diz "não querer expor a instituição mais do que já está exposta". O parlamentar foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a sete anos e dois meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. "Apesar de abreviar em um ano este mandato, meu sentimento é de dever cumprido para com os Mato-grossenses", afirmou no comunicado, ao argumentar que foi condenado "apesar da ausência de provas". 

Tarifa brasileira de energia elétrica é uma das mais baratas do mundo

Imagem
A tarifa de energia elétrica do Brasil está entre as mais baratas e competitivas do mundo, conforme um estudo comparativo da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). De acordo com o levantamento, divulgado nesta sexta-feira (13), em Brasília, o país passou a ter a quarta menor conta de luz residencial entre os 18 países pesquisados, como resultado da Medida Provisória 579, que em 2012 reduziu os encargos do setor em 20%, em média. Segundo o levantamento, a fatura de energia do brasileiro, que era a 12ª em 2012, hoje fica atrás apenas das registradas nos Estados Unidos, na França e na Finlândia. 

Dois trabalhadores sofrem acidente durante incêndio na Refinaria Landulpho Alves

Imagem
Um incêndio de médias proporções ocorrido na manhã desta sexta-feira (13) na Refinaria Landulpho Alves (RLAM) deixou dois trabalhadores feridos. O acidente aconteceu  na torre fracionadora (E-621) da Unidade 6 (U-6), que estava interditada para manutenção. Uma das vítimas, que sofreu queimaduras no rosto e deslocamento do omoplata, após cair de um andaime, está internada no Hospital de Medicina Humana em Candeias; a outra, que sofreu pequenas escoriações, já está em casa. Segundo Deyvid Bacelar, diretor de Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Sindipetro, o acidente foi motivado pela pressa na finalização dos procedimentos de manutenção da U-6. "Um serviço mal feito no flange do 'raquetão' da torre fracionadora, sem uma adequada análise dos riscos ali presentes, fez com que fagulhas entrassem em contato com o combustível que estava no interior da torre e gerasse um incêndio", explicou. Na quinta-feira (12), outro trabalhador sofreu queimaduras de segundo grau nas pe

Só 26% dos baianos consideram governo Wagner ótimo ou bom, diz Ibope

Imagem
A atuação do governador Jaques Wagner é aprovada por metade dos baianos, segundo os resultados da pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta sexta-feira (13). Quando adjetivada como “ótima” ou “boa”, porém, o porcentual diminui para 26% da população que concorda com os elogios à gestão. O estudo foi realizado entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro e obteve índices de todos os estados brasileiros, além de informações sobre a avaliação do governo federal. No gráfico comparativo, o líder do Executivo baiano aparece com a 9ª pior apreciação. Já na tabela de aprovação, ele é o 13º com melhor desempenho. Quando perguntados sobre o nível de confiança no petista, 46% dos entrevistados demonstraram opinião positiva. 

'Quem tem que achar legítimo ou não é o PDT', diz Wagner sobre desejo de reeleição de Durval

Imagem
O governador Jaques Wagner evitou antecipar nesta sexta-feira (13) qualquer arranjo sobre a chapa majoritária encabeçada pelo seu secretário da Casa Civil, Rui Costa (PT), para disputar as eleições de 2014. Enquanto o PDT e o PP disputam a vaga de candidato a vice-governador, o atual ocupante do posto, Otto Alencar (PSD), tem sido apontado como postulante ao Senado. Esta semana, porém, surgiu uma novidade que pode complicar o já intrincado quebra-cabeça: o anúncio do senador João Durval Carneiro (PDT) de que  pode disputar a reeleição  ou mesmo o comando do Executivo baiano. “Eu tive várias conversas com o PDT, que pleiteia estar na chapa majoritária. O nome apresentado até agora é o de Marcelo Nilo. Está clara uma demonstração de que há uma escolha interna. Não vou me intrometer, mas o nome que está colocado é o de Marcelo Nilo”, afirmou Wagner, ao ser questionado sobre a vontade de Durval. “É legitimo [o pleito], mas quem tem que achar legítimo ou não é o PDT. Não é uma questão m

IPIAÚ: TRE CONVOCA ELEITORES PARA RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

Imagem
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) segue para mais uma etapa do recadastramento biométrico em 2014 e, a partir desta terça-feira (10), convoca os 52.492 eleitores alistados na 24ª Zona Eleitoral (ZE), com sede na cidade de Ipiaú, a procurar o posto de atendimento da Justiça Eleitoral para fazer a coleta das digitais. O procedimento é voltado ainda para os eleitores de Barra do Rocha e Ibirataia, municípios que integram a Zona. Os eleitores dos três municípios devem procurar o Fórum Jorge Calmon que fica localizado na Rua Borges de Barros, nº 37, Centro de Ipiaú, das 8h às 14h. O atendimento será realizado no Salão do Júri, e se divide em dois períodos. O primeiro é entre os dias 10 e 20 de dezembro, e o segundo, de 2 de janeiro a 28 de março de 2014. Vale ressaltar que o recadastramento é um procedimento obrigatório e o eleitor que deixar de fazer terá o título cancelado e poderá ficar impedido, dentre outras ações, de tirar passaporte e assumir cargos em concursos p

Homem mata e violenta mulher introduzindo pedaço de cana na vagina em Arataca

Imagem
Um homem foi condenado a 21 anos de prisão por matar e violentar uma mulher no município de Arataca, no Sul do Estado.  Segundo o acusado, identificado como Carlos Alberto Fortunato, o crime ocorreu após um encontro com a mulher identificada como Vanusa Pereira dos Santos em um bar da região.  Ainda segundo o acusado, a mulher chegou até ele perguntando se queria sair, o acusado informou que não queria porque os dois estavam bebendo. Fortunato decidiu sair com a mulher, e durante o encontro matou a vítima estrangulada.  Durante o crime, o acusado ainda introduziu um pedaço de cana na vagina de vanusa, quando questinado sobre o motivo, o acusado informou que estava bebendo.  O crime ocorreu no mês de junho deste ano. Fortunato foi encaminhado para o presídio do município de Itabuna. (R7Bahia)

Solla é condenado por ‘difamar’ Souto: ‘Coisas da Justiça baiana’

Imagem
Condenado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) a quatro meses de prisão por ter “difamado” o então governador Paulo Souto (DEM), o atual secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla (PT), foi absolvido da condenação, mas nem por isso deixou a briga no passado. Em contato com o Bahia Notícias, o petista falou sobre a “Justiça baiana” e disse que foi sentenciado por ter dado declarações em uma entrevista. “Você tem alguma dúvida de que Paulo Souto fechou a Bahia Farma? Me condenaram e, para não ficar tão absurdo assim, resolveram me absolver. Coisas da Justiça baiana”, opinou. A liberação da pena, segundo o secretário, representa uma tentativa de “apagar a história de quem ousa contar como aconteceu”. (Fonte Bahia noticias)

Julgamento sobre financiamento de campanhas eleitorais é suspenso

Imagem
O julgamento sobre doações de pessoas jurídicas a campanhas eleitorais foi suspenso nesta quinta-feira (12) e não tem prazo para ser retomado. A suspensão ocorreu após o ministro Teori Zavascki, do  Supremo Tribunal Federal (STF), pedir vista (mais tempo para analisar o processo). Como o Supremo só tem mais duas sessões até o recesso de fim de ano, é provável que a decisão seja tomada apenas em 2014. Nesta quarta (11), os ministros Joaquim Barbosa e Luiz Fux já haviam se declarado contra o financiamento empresarial a candidatos e partidos. Com os votos de Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli, apresentados hoje, já são quatro votos contrários à prática. "É legítimo, em tese, que uma empresa financie candidato ou partido porque ele candidato ou partido corresponde à sua ideologia. No entanto, em face da legislação atual, considero antidemocrático o financiamento eleitoral conduzido por empresas privadas", defendeu Barroso. Ainda faltam os votos de sete ministros.