Postagens

Mostrando postagens de maio 11, 2015

Energia solar deve atender 13% das residências em 2050

Imagem
A redução do custo e o incentivo à instalação de painéis fotovoltaicos nos telhados das residências devem provocar uma importante mudança na estrutura de fornecimento energético do sistema nacional brasileiro, sinalizou, na semana passada, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim. Segundo ele, projetos dessa natureza, chamados de geração distribuída fotovoltaica residencial, podem representar o atendimento a 13% do consumo residencial brasileiro em 2050. Hoje, esse número é de apenas 0,2%. O potencial técnico para a geração de energia a partir de painéis fotovoltaicos instalados em telhados de residências seria de 33 mil MW médios, segundo Tolmasquim. "Olhando a tarifa atual, a energia fotovoltaica já é viável e acreditamos que, entre hoje e 2019, o custo da fotovoltaica continuará competitiva", afirmou o presidente da EPE. A competitividade citada por ele é pautada pela redução do custo de instalação de sistemas de geração e pela d

Trabalhadores da Embasa podem decretar greve a partir de quarta-feira

Imagem
Os trabalhadores da Empresa Baiana de Águas e Saneamento podem decretar greve da categoria em assembleia realizada nesta quarta-feira (13). A paralisação em todo estado pode acontecer por conta da proposta feita pela empresa para o pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sindae), o acordo feito com a Embasa em dezembro do ano passado previa que o benefício fosse pago em uma única parcela, até a primeira quinzena de maio. No entanto, a empresa agora quer liberar o dinheiro em duas parcelas, uma em maio e outra em agosto. A proposta da Embasa será discutida em assembleia a partir de 9h desta quarta-feira em Salvador e 13 unidades do interior. De acordo com o sindicato, está é a a primeira vez que a empresa tenta pagar o Programa de Participação nos Resultados em duas parcelas aos seus trabalhadores. (Fonte Bahia noticias)

Rui coloca estrutura do Estado a disposição da Prefeitura

Imagem
"É mais um dia de luto". A afirmação foi feita pelo governador Rui Costa tão logo foi informado da primeira vítima fatal em consequência dos novos desabamentos registrados, ontem, em Salvador. Imediatamente, o governador colocou toda a estrutura do Estado a disposição da Prefeitura.  Estão trabalhando em conjunto a Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além do Grupamento Áereo.  A Rua São Domingos, na Liberdade, onde Rui morou por mais de 20 anos, registrou o desabamento de três casas. O governador manteve contato com o prefeito ACM Neto, prestando solidariedade e total apoio. "Registro a minha profunda tristeza. Salvador não pode mais continuar sendo palco de tantas tragédias".  (Fonte Bahia Noticias)

Lupi participa de reunião do PDT em Salvador dia 18; partido pode entregar ministério

Imagem
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, virá a Salvador no próximo dia 18 para participar de reunião na sede do partido, às 16h. A informação foi confirmada pelo presidente regional da sigla, o deputado federal Félix Jr. Entre as definições que podem ser fechadas no encontro, está a data da eleição dos diretórios municipais. Segundo o pedetista, a bancada da legenda na Câmara dos Deputados se reúne no dia 13 e a executiva nacional, no dia 18. Interlocutores do partido acreditam que é provável que os correligionários baianos sintam o impacto das decisões tomadas nos dois encontros, que podem incluir a discussão sobre a permanência na base aliada do PT ou até mesmo a entrega do Ministério do Trabalho, ocupado por Manoel Dias. Após votar em bloco contra a Medida Provisória 665, que determina medidas para o ajuste fiscal proposto pelo Planalto,  a cadeira do PDT no governo está em risco . 

Lula diz que está “meio difícil” sair na rua

Imagem
Após o protesto contra Lula e Dilma em uma cerimônia de casamento em São Paulo, ontem (09.05), no qual eram convidados, o ex-Presidente admitiu que está difícil "enfrentar" os manifestantes. Durante um embarque no aeroporto do Rio de Janeiro, um sindicalista, aconselhou Lula que ele não deveria andar sozinho em público, por conta das manifestações contra o PT.  O ex-Presidente concordou e disse que estava“meio difícil” sair na rua. ( © Fornecido por Notícias ao Minuto)