Postagens

Mostrando postagens de dezembro 25, 2010

Oficio de vaqueiros pode ser patrimônio imaterial

Neste Natal, milhares de estudiosos, políticos, educadores, empresários, produtores culturais, gestores públicos, estudantes ou, somente, cidadãos originários do semi-árido baiano ou que sempre defenderam o reconhecimento e inserção do povo do sertão e da sua cultura nas políticas e mecanismos do poder público, têm o que comemorar. Eles ganham um presente já requerido há décadas por meio de pesquisas, estudos, relatórios e críticas de defensores da cultura sertaneja. A Bahia pode vir a ser o primeiro estado da União a reconhecer, oficialmente, um ofício cultural. Um ofício que traduz o modo de ser e viver transformado ao longo de 300 anos em característica cultural das mais emblemáticas do Sertão baiano, o Ofício dos Vaqueiros. Entre final de novembro e início deste mês o Conselho Estadual de Cultura da Bahia analisou e aprovou dossiê sobre o Ofício dos Vaqueiros, elaborado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Informações do Correio*.

PEDRO IRUJO INFARTA E É INTERNADO

O ex-deputado federal Pedro Irujo, 80 anos, sofreu dois infartos e está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital da Bahia . O estado de saúde de Pedro Irujo é estável e vem sendo acompanhado na unidade. Além de político, Irujo é empresário da área da comunicação e transportes. Foi proprietário da TV Itapoan entre os anos de 1982 a 1997, e hoje é dono da Itapuã FM.

DEPUTADO POETA COMEMORA HOMENAGEM A VAQUEIROS

O deputado estadual Gilberto Brito (PR), que não conseguiu se reeleger, deu pulos de felicidade com a notícia de que a profissão de vaqueiro será considerada, na Bahia, patrimônio cultural imaterial. O parlamentar, de origem do sertão baiano, onde há a maior concentração de vaqueiros do estado, considera a medida, aprovada pelo Conselho de Cultura do Estado, um “presente de papai Noel”. “É uma gente que resiste às próprias adversidades físicas da natureza com sua convicção”, define Brito. Empolgado, o deputado tentou ainda entrar no hall dos artistas que narraram a vida e o sofrimentos dos vaqueiros, tal qual Graciliano Ramos e Euclides da Cunha, e compôs uma poesia para o honroso ofício, publicada, em primeira mão, no Bahia Notícias (ver poesia).

Salvador: incêndio destroi predio na baixa dos sapateiros

Imagem
Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas após um incêndio ter atingido um edifício na Rua Barão do Desterro, na Baixa dos Sapateiros (Centro Histórico de Salvador). No momento em que o fogo começou, por volta das 10h50, cinco pessoas (três adultos e duas crianças), estavam no terraço do prédio e tiveram que ser retirados do local por um helicóptero do Corpo de Bombeiros. Ao todo, 30 pessoas foram resgatadas. O fogo já foi controlado e os agentes de segurança estão realizando a operação de rescaldo. As vítimas foram levadas para hospitais da região e passam bem. O edifício estava abandonado e ocupado por militantes sem-teto. Segundo informações do site do jornal "A Tarde", a suspeita inicial é de que um sem-teto tenha ateado fogo no local depois de ter brigado com a mulher. A Polícia Civil baiana investiga as causas do incêndio.