Postagens

Mostrando postagens de janeiro 17, 2014

Ipiaú: Homem é preso após tentar aplicar golpe da saidinha bancária

Imagem
Um homem de 25 anos foi detido na manhã desta sexta-feira(17) após tentar roubar a bolsa de uma mulher, após a vítima sair da agência da Caixa Econômica. A tentativa do golpe aconteceu em frente ao Hotel Rio das Contas. A ação de Leonildo de Souza Felix foi flagrada por um homem que o perseguiu e conseguiu detê-lo na Rua Floriano Peixoto. A polícia militar foi acionada e conduziu o acusado até a delegacia de Ipiaú. De acordo com a PM, Leonildo, morador do Sítio do Pica Pau, já possui passagens na polícia, inclusive já foi preso no estado de São Paulo. O rapaz foi ouvido pelo delegado Cristiano Mangueira, que estipulou segundo a lei, a fiança de dois salários mínimos para liberar o jovem acusado do crime de furto tentado. Leonídio afirmou que não tem como pagar a fiança e permanecerá preso. (Giro em Ipiaú)

Ipiaú: Bicicleta roubada no centro da cidade é recuperada e menor é apreendido

Imagem
A polícia Civil de Ipiaú recuperou na manhã desta sexta-feira(17) a bicicleta furtada na porta da loja Aitek Informática, localizada na Rua Castro Alves. A bike foi encontrada na casa de um menor de 16 anos, morador do Japumerim, distrito de Itagibá. O adolescente de iniciais I.S.J desmontou  a bicicleta e colocou várias peças em uma[bicicleta], que segundo ele, era de sua propriedade. O garoto foi apreendido após os outros dois companheiros serem interrogados pela polícia, os dois alegaram inocência no caso. "Eu avisei a ele para não fazer isso", disse um dos jovens.  A imagem do roubo foi flagrada por uma câmera instalada no Shopping Liberdade e divulgada no Giro em Ipiaú ( ver matéria ). O menor de 16 anos afirmou que os colegas dele não tinham envolvimento no furto. O garoto disse à nossa reportagem que pegou a bicicleta porque a dele estava velha e precisando de umas peças. O adolescente apreendido foi ouvido pelo delegado e liberado em seguida. (Giro em Ipiaú)

Presidente de Uganda recusa-se a promulgar lei antigays

Imagem
O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, recusou-se a promulgar uma  lei aprovada pelo Parlamento do país para criminalizar os homossexuais  e pediu aos deputados que revisem o projeto, informou nesta sexta-feira (17) a imprensa local, mas os termos usados por ele para se referir aos gays causou revolta entre ativistas. Em carta enviada ao presidente do Parlamento ugandense para justificar sua decisão, Museveni alegou que "pessoas anormais" não precisam ser encarceradas ou mortas. Segundo ele, os homossexuais do país precisam de "reabilitação econômica". No texto, Museveni atribui o homossexualismo em parte à "procriação desordenada" das sociedades ocidentais. Em outros casos, prossegue ele, homens tornam-se gays por "motivo de dinheiro" e mulheres "viram lésbicas por falta de sexo com homens". Os detalhes da carta, publicados pelo jornal local Daily Monitor e confirmados por uma porta-voz da presidência, provocaram revolta entre o

Prazo de inscrição no Prouni acaba nesta sexta

Imagem
Termina nesta sexta-feira (17), às 23h59, o prazo de inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni). Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e quiserem concorrer a uma das bolsas de estudos oferecidas pelas 1.116 instituições participantes, em 991 municípios, devem se inscrever por meio da   página do programa . De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), mais de 1 milhão de candidatos já haviam feito as inscrições no Prouni até as 18h de quinta-feira (16). Nesta edição do programa são oferecidas 131.636 bolsas integrais (o governo paga 100% da mensalidade) e 59.989 parciais (50%). A primeira chamada dos pré-selecionados será divulgada nesta segunda-feira (20) e no dia 3 de fevereiro.

Banco do Brasil é condenado por assédio moral; decisão da Justiça baiana vale para todo país

Imagem
O Banco do Brasil foi condenado pela Justiça do Trabalho na Bahia por prática de assédio moral contra seus funcionários. A Justiça determinou que o banco pague R$ 2 milhões por danos morais coletivos e adotar uma série de medidas para reparação. A decisão é valida para todo o país, e, em caso de descumprimento, será aplicada uma multa de R$ 50 mil em cada uma das obrigações. O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) moveu uma ação civil pública contra a instituição bancária em 2011, após denúncia do Sindicato dos Bancários. A indenização será revertida em favor do Núcleo de Apoio e Combate ao Câncer Infantil (Nacci), em Salvador. Durante o inquérito, ficou comprovado que o Banco do Brasil empregava condutas ofensivas à integridade dos empregados para aumentar o volume dos negócios bancários. Algumas praticas eram a ameaça de perda de cargo comissionado, pressão para prática de atos contrários a normas internas da instituição financeira, ridicularização pública, isolamento

Ministério lança quarto edital do Mais Médicos

Imagem
O quarto edital do programa Mais Médicos foi lançado nesta sexta-feira (17) pelo Ministério da Saúde (MS). Publicado no Diário Oficial da União, o documento torna público o concurso de profissionais formados em instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras (com diploma revalidado no Brasil) e define regras para a transferência de médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) para o Mais Médicos. No início do mês, a pasta anunciou a possibilidade de transferência entre profissionais de ambos os programas. Para solicitar a migração, o médico deve permanecer no município em que trabalha e estar em dia com todas as atividades de ensino e serviço, o que inclui frequência obrigatória na especialização. O MS ainda informou que o profissional ficará submetido à legislação do programa em que optou atuar. O período para indicar a transferência vai de 2 a 4 de fevereiro. Informações da Agência Brasil.

Governo cria política nacional para mulheres encarceradas e egressas de prisões

Imagem
Por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17), foi instituída a Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional. Criada pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, a política tem como objetivo reformular as práticas do sistema prisional de maneira que garanta os direitos das mulheres brasileiras e estrangeiras. Sua finalidade é auxiliar o acesso das mulheres a políticas públicas de proteção social, trabalho e renda. Faz parte do plano também o monitoramento das presas provisórias, no sentido de priorizar o atendimento jurídico e agilizar a conclusão dos processos. Por meio do documento, fica estabelecido o incentivo à construção e adaptação de unidades prisionais exclusivamente femininas e regionalizadas, no interior dos estados. A portaria prevê, ainda, a execução de atividades e rotinas carcerárias com atenção às diversidades

Casa de Gilmar Mendes é furtada

Imagem
Quatro adolescentes foram apreendidos nesta quinta-feira (16), em flagrante, por tentar furtar a casa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, em Brasília. De acordo com a Folha de S. Paulo, seguranças particulares do imóvel perceberam movimentações suspeitas nos fundos do terreno, próximo ao Lago Paranoá, e encontraram os adolescentes, com idade entre 12 e 14 anos, nadando. Eles haviam furtado dois coletes salva-vidas da casa do ministro. Os jovens tentaram fugir, mas foram apreendidos pela polícia. Não foi registrado nenhum ato de violência. Por meio da assessoria do STF, Mendes informou que não comentaria o assunto. Ele não estava em sua residência no momento do crime, e sim em São Paulo. ( Inf. Bahia noticias)