Conselheiro Inaldo Araújo entrega quadrinhos sobre Ruy Barbosa à Biblioteca Pública de Clarindo Silva
Encontro faz parte do Plano de Atividades que celebra os 100 anos de falecimento de Ruy Barbosa |
Uma conversa sobre educação, cidadania e literatura marcou o encontro entre o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) Inaldo Araújo e o jornalista, escritor e poeta baiano Clarindo Silva. Na tarde desta quarta-feira (05), eles falaram sobre a importância da revista em quadrinhos Ruy – Do Sonho à Realidade para o estímulo à leitura nas crianças e jovens.
O encontro, que ocorreu no Bar e Restaurante Cantina da Lua, no Terreiro de Jesus (Centro Histórico), faz parte do Plano de Atividades que celebra os 100 anos de falecimento de Ruy Barbosa, fruto da parceria entre o TCE-BA, o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Associação Baiana de Imprensa (ABI). Na ocasião, o conselheiro Inaldo entregou, além da revista em quadrinhos sobre o Águia de Haia, a biografia A Vida de Ruy Barbosa, escrita por Luiz Viana Filho.
“O legado que ele deixou perdura até hoje. Eu trabalho em um órgão que foi idealizado no início da República, por Ruy Barbosa, e o nosso desafio foi justamente trazer para um público do qual procuramos nos aproximar cada vez mais e promover a leitura, porque quanto menos você lê, mais você é dependente do que os outros falam. Então nosso primeiro desafio foi trazer a história de Ruy Barbosa para a linguagem adequada ao público infantojuvenil e despertá-lo sobre a importância do controle social”, disse Inaldo Araújo.
Ainda segundo o conselheiro, muitas pessoas registraram a relevância da revista em quadrinhos editada pelo TCE/BA, “mas poucos fizeram com tamanha elegância e simplicidade como você [Clarindo]. Você escreveu sobre o que é trazer ao público a história de um baiano que é reconhecido internacionalmente”, afirmou Inaldo, fazendo referência ao pedido do jornalista pelos exemplares da HQ, publicado no painel do leitor do jornal A Tarde. Prontamente, o conselheiro-presidente, Marcus Presidio, atendeu ao pedido, designando ao conselheiro Inaldo Araújo a nobre missão de entregar os exemplares da revista à Biblioteca Pública da Cantina da Lua.
Para Clarindo, que é referência na questão cultural de Salvador e na preservação do Centro Histórico, é um momento histórico receber representantes do TCE-BA em seu local de trabalho, onde atua há mais de 50 anos. “Eu volto a agradecer a Deus pela oportunidade de estar com meus 81 anos e 116 dias, e de me emocionar com um gesto grandioso do Tribunal de Contas do Estado de vir aqui. Isso, para mim, tem um simbolismo extraordinário, porque tem a ver com o respeito a nossa luta pela preservação da história, e de resgatar este lugar para que a sociedade se aproprie disso aqui”, afirmou o jornalista.
No final do encontro, Clarindo se dirigiu ao palco da Cantina da Lua para registrar, publicamente, a presença do TCE/BA com o objetivo de disseminar a cultura e promover o controle social. “O Tribunal de Contas do Estado teve a sabedoria de fazer uma revista em quadrinhos para os jovens, quando hoje, a primeira coisa que as crianças recebem são tablets. Eu falo que a educação, a saúde e a cultura são os três transformadores de qualquer nação, e esse gesto do TCE me emociona e me fortalece”, observou.
Além das obras sobre Ruy Barbosa, o conselheiro também entregou exemplares institucionais do Tribunal, a exemplo das revistas “Controle na Nossa Mão” e “Você no Controle”. Em retribuição, recebeu os livros Conversa de Buzu e Memórias da Cantina da Lua, de autoria do jornalista, além da biografia Clarindo Silva, organizada pela Assembleia Legislativa da Bahia.
Comentários