Brasileiro se interessa mais por investimentos, e influencers da área explodem

Influenciadores digitais voltados ao mercado financeiro (da esq. p/ dir.): Carol Dias, Thiago Nigro, Gustavo Cerbasi e Charles Mendlowicz
Os influenciadores digitais voltados às finanças se tornaram um dos principais canais de informação do mercado com o aumento explosivo no interesse dos brasileiros pelo tema dos investimentos nos últimos anos.

O número de investidores que são pessoas físicas na Bolsa saltou de aproximadamente 700 mil CPFs em meados de 2018, para 4,4 milhões em junho de 2022, em um período em que a Selic, a taxa básica de juros, encostou na mínima histórica de 2% ao ano, embora já tenha voltado aos 13,75% ao ano.

Para atender a demanda crescente por assuntos relacionados a finanças e investimentos, os influenciadores se dedicam à produção de vídeos, postagens e interações com milhões de seguidores.

Estudo elaborado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) para dimensionar a atuação dos influenciadores mostra que os seis canais digitais de maior alcance nas redes sociais —O Primo Rico, Me Poupe!, Riqueza em Dias, Nathália Arcuri, Gustavo Cerbasi e Bruno Perini— somam cerca de 37,4 milhões de seguidores, que foram conquistados ao longo dos últimos anos. O canal O Primo Rico, por exemplo, foi criado em 2015 e o de Gustavo Cerbasi surgiu no ano seguinte.

Os dados da Anbima identificaram 255 influenciadores digitais voltados à temática financeira no primeiro semestre de 2022, que alcançam cerca de 94,1 milhões de seguidores. O número, contudo, não significa necessariamente 94,1 milhões de pessoas, uma vez que cada usuário pode seguir o mesmo personagem em diversas redes sociais.

“Não tem como a gente negar que eles vieram para ficar e têm um papel bastante relevante nesse cenário”, diz Amanda Brum, gerente executiva de comunicação, marketing e relacionamento com associados da Anbima. Ante o primeiro levantamento realizado pela associação, em setembro de 2020, houve um crescimento de 27% no número de seguidores.

Segundo o levantamento, ao todo, os influenciadores fizeram quase 190 mil publicações no primeiro semestre deste ano, ou cerca de 31,3 mil posts por mês, com uma média de 1,3 mil interações a cada postagem feita. O estudo mostra também que, em termos de volume de publicações, o mercado de ações é o líder absoluto, com 48,2% do total, quase cinco vezes maior do que o segundo mais popular, que são as criptomoedas.

CVM ACOMPANHA MERCADO PARA EVITAR PRÁTICAS IRREGULARES

Frente ao crescimento do mercado de influenciadores digitais, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) entendeu ser necessária uma fiscalização sobre a atividade, de modo a coibir práticas que possam ser consideradas irregulares, como a recomendação de investimentos por pessoas que não tenham certificação.

“Há situações em que é possível observar, por exemplo, influenciadores digitais atuando de forma a realizar análises de investimento e recomendações. Esta ação pode, inclusive, promover disfunções no funcionamento do mercado de capitais”, aponta a CVM em nota enviada à Folha.

Segundo a autarquia, a intenção não é tolher o exercício da liberdade de expressão de ninguém, desde que não sejam invadidos os perímetros de atuação dos agentes regulados do mercado. Os influenciadores disseram que a atuação da CVM no universo digital é positiva.

“A CVM não quer que se fale em recomendações e quer evitar que o investidor seja enganado com pirâmides absurdas que vemos na internet. Não vejo a atuação da autarquia como algo ruim”, diz Carol Dias. Gustavo Cerbasi afirma que considera a atuação da CVM “necessária, urgente e fundamental para que a educação financeira tenha mais qualidade no Brasil”.

“O aumento expressivo de influenciadores digitais é positivo, ao disseminar conteúdos sobre educação financeira para um universo maior de pessoas, mas também traz riscos, com influenciadores que talvez não tenham o preparo necessário para divulgar os conteúdos para milhões de seguidores”, diz o especialista.

RANKING DOS 10 PRINCIPAIS INFLUENCIADORES DE FINANÇAS
Estudo da Anbima considera critérios como número de seguidores, engajamento, frequência de postagens e propriedade na abordagem dos temas

1 – Economista Sincero
2 – Fernando Ulrich
3 – Tiago Guitián Reis
4 – Rafael Balboa
5 – Bruno Perini – Você Mais Rico
6 – O Primo Rico
7 – Ports Trader
8 – Riqueza em Dias
9 – Me Poupe!
10 – Felippe Hermes

Lucas Bombana / Folhapress

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