Ex-presidente do STF, Sepúlveda Pertence passa a atuar como advogado de Lula

O ex-presidente do STF Sepúlveda Pertence (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence informou nesta terça-feira (6) que passou a integrar a equipe de advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sepúlveda deu a informação ao ser questionado sobre o assunto após participar, em Brasília, da cerimônia de posse do ministro Luiz Fux como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Sepúlveda Pertence presidiu o STF entre 1995 e 1997. Ele também atuou como procurador-geral da República, entre 1985 e 1989, e presidiu a Comissão de Ética Pública da Presidência no primeiro mandato de Dilma Rousseff.

Sobre a atual situação de Lula, a quem chama de "velho amigo", Sepúlveda avaliou que o ex-presidente é alvo de "perseguição jamais vista".

Questionado sobre se adotará "estratégia agressiva" utilizada por Lula e outros advogados, Sepúlveda respondeu: "Não é o meu estilo. [...] Eu não sou agressivo".

O ex-presidente do STF afirmou, em seguida, que está "acostumado" a embates no STF e preferiu não comentar as estratégias que a defesa do ex-presidente pretende adotar.
"Vou combinar com os companheiros", concluiu.
O ex-presidente Lula durante discurso no sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo em janeiro deste ano (Foto: Leonardo Benassatto/Reuters)
Lula
Lançado pelo PT como pré-candidato à Presidência da República, Lula foi condenado no mês passado pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre (RS), em um processo relacionado à Operação Lava Jato.

Por unanimidade, os desembargadores da Turma mantiveram a condenação estabelecida pelo juiz Sérgio Moro por corrupção e lavagem e ampliaram para 12 anos e 1 mês a pena do ex-presidente no caso do triplex no Guarujá (SP).

No entendimento dos magistrados, Lula recebeu o imóvel da OAS em retribuição a contratos firmados pela construtora com a Petrobras. Desde que as investigações começaram, o ex-presidente e os advogados dele têm negado as acusações.

Além de processos relacionados à Lava Jato, Lula também é alvo de investigação na Justiça de Brasília, que apura suposto tráfico de influência do ex-presidente na compra, pelo governo Dilma Rousseff, de caças suecos. Lula também nega a acusação.

Na última sexta-feira (2), a defesa de Lula pediu ao STF que ele não seja preso até o processo sobre o triplex ser transitado em julgado – o TRF-4 decidiu que a pena impsota a ele deverá ser cumprida quando não couber mais recurso ao tribunal.

Fonte: Globo.com
Lojão da Construção: Rua Moisés Santoas, 95 Tel. (73) 35313567 Centro Ipiaú-BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ipiaú: "Dunga" é preso com droga escondida no quintal de casa

Ipiaú: Acusado de homicídios morre em ação da CIPE Central

PF e Receita fazem operação e afastam servidores do cargo