PF, TSE e MPF vão criar grupo para combater fake news na eleição

Foto: Reprodução / Página Brazil
Integrantes da Polícia Federal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Ministério Público Federal (MPF) vão criar um grupo de trabalho para desenvolver formas de combate às chamadas notícias falsas (fake News, em inglês).

O foco do trabalho será a discussão de medidas que possam ser adotadas nas eleições deste ano. 
De acordo com a Agência Brasil, a criação do grupo foi uma demanda do próximo presidente do TSE, Luiz Fux, atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O tema entrou nas discussões sobre as regras para o pleito de outubro.

Contudo, não foi incluído na resolução aprovada no dia 18 de dezembro pelo TSE e ainda deve ser objeto de regras antes do início do processo eleitoral. 

Além da instância, já está em funcionamento um conselho consultivo criado pelo atual presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, no fim de 2017. 

O grupo desenvolve pesquisas e produz informações sobre a influência da internet nas eleições, em especial os prejuízos das chamadas notícias falsas e de robôs na disputa e propor o aperfeiçoamento de normas sobre esses assuntos. 

O tema das fake news ganhou visibilidade recentemente pela grande disseminação especialmente entre usuários e redes sociais. Essa prática causou polêmica como possível em processos eleitorais, como nos Estados Unidos e na França.
(Fonte: Bahia noticias)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ipiaú: "Dunga" é preso com droga escondida no quintal de casa

Ipiaú: Acusado de homicídios morre em ação da CIPE Central

PF e Receita fazem operação e afastam servidores do cargo