Governadores solicitam ao governo federal mais recursos para segurança pública

Foto: Agência Brasil
Sete governadores solicitaram ao governo federal mais recursos para a segurança pública. O pedido foi feito por meio de um manifesto, divulgado nesta quinta-feira (4), que reúne assinaturas de Marconi Perillo (Goisás), Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal), Flávio Dino (Maranhão), Pedro Taques (Mato Grosso), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), Confúcio Moura (Rondônia) e Marcelo Miranda (Tocantins). 

O grupo foi nomeado de Consórcio Interestadual de Desenvolvimentod o Brasil Central (BrC). Os gestores reforçam as críticas já feitas pelo governador goiano, como falta de vigilância qualificada nas fronteiras do país para coibir crimes referentes ao tráfico de armas e drogas, bem como criação de novas unidades prisionais federais para receber os presos mais perigosos. 

De acordo com a Agência Brasil, os governadores também cobram o imediato descontingenciamento de recursos financeiros do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), que permanecem retidos e a adoção de uma legislação mais rígida para a penalização de crimes, incluindo rediscussão da progressão de regime e a criação de um Fundo Nacional de Segurança Pública. 

"Os entes federativos enfrentam praticamente sozinhos os grandes desafios impostos pelo avanço da criminalidade, sobretudo as ações de grupos organizados para o tráfico de drogas e crimes correlatos", destacam os governadores. Segundo eles, há sucateamento das estruturas carcerárias, número insuficiente de agentes das forças de segurança pública e "leis inadequadas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ipiaú: "Dunga" é preso com droga escondida no quintal de casa

PF e Receita fazem operação e afastam servidores do cargo

Ipiaú: Acusado de homicídios morre em ação da CIPE Central