Premier espanhol destitui governo catalão e anuncia eleições

© Susana Vera/Reuters
O primeiro ministro Mariano Rajoy anunciou, no final da tarde desta sexta-feira (27), as primeiras medidas do artigo 155.º da Constituição espanhola. Para começar, declarou brevemente a jornalistas, fará a "destituição do presidente e vice-presidente da Generalitat, Carles Puigdemont e Oriol Junqueras, respectivamente".

Dentre as medidas, Rajoy apontou ainda a extinção dos ministérios do presidente e vice-presidente da Generalitat e das delegações no exterior, logo após a declaração de independência unilateral da Catalunha, a qual classificou como “dolorosa, triste e angustiante”. 

Os ministérios correspondentes do governo central espanhol assumirão, a partir de agora, "as responsabilidades que estavam sob a alçada dos órgãos administrativos catalães".

Além disso, disse o premier avisou: "convoquei eleições regionais para o dia 21 de dezembro". Esta é a forma, segundo Rajoy, de travar "a escalada de desobediência à Constituição espanhola".

Rajoy anunciou ainda que também foram demitidos os ministros da presidência e porta-voz do Governo, Jordi Turull, das Relações Exteriores, Raül Romeva, do Território e Sustentabilidade, Josep Rull, do Ensino, Clara Ponsatí, do chefe de governo, administração pública e habitação, Meritxell Borràs, da Saúde, Antoni Comín, do Trabalho, Assuntos Sociais e Família, Dolors Bassa, do Interior, Joaquim Forn, da Cultura, Lluís Puig, da Justiça, Carles Mundó, e da Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação, Meritxell Serret.

O chefe do Governo espanhol decretou ainda que o Conselho do Ministros Extraordinário fará a "destituição do diretor dos Mossos d'Esquadra, Pere Soler, bem como do secretário-geral do Ministério do Interior". Após a declaração aos jornalistas, Mariano Rajoy lamentou toda esta "jornada triste", na sua página no Twitter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PF prende homem em flagrante por compra de votos em Parintins/AM

Ipiaú: "Dunga" é preso com droga escondida no quintal de casa

PF apreende mais de 600 kg de drogas e arma de fogo em caminhão interceptado na Rodovia Presidente Dutra