Força tarefa postos de combustíveis leva proprietário de posto à delegacia
crédito: Ascom - Ibametro |
Proprietário de posto de combustível de Salvador teve que ir
para delegacia explicar porque seu posto estava lesando o consumidor de maneira
acintosa. Para um tanque de 50 litros, o dono do veículo estava perdendo meio
tanque no ato do abastecimento. O erro máximo permitido, de acordo com a
legislação metrológica brasileira é de perda de até 100 ml a cada 20 litros. O
posto estava praticando o dobro da perda (200 ml) para os clientes. O bico de
bomba irregular foi interditado pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade
(Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia. E o posto autuado.
“Levamos o proprietário e o gerente do posto para depor e
vamos enquadrá-lo no artigo 7º do inciso 9º da Lei 8.137 de crime contra as
relações de consumo. O artigo estabelece que é crime expor a venda ou manter em
depósito produto impróprio para o consumo”, afirmou Idalina Otero, delegada
titular da Delegacia de Defesa do Consumidor da Polícia Civil da Bahia.
O posto interditado é da bandeira Shell e fica na Vasco da
Gama. “Não podemos informar o nome do posto porque ele tem direito a defesa
junto ao Ibametro para explicar possíveis motivos da irregularidade. Mas
interditamos imediatamente este bico de bomba, impossibilitando novas lesões ao
consumidor e autuamos a empresa”, informa Randerson Leal, diretor-geral do
Ibametro.
A Força-Tarefa Postos de combustíveis aconteceu ontem e hoje
(dias 03 e 04/08), em Salvador, percorrendo postos de bairros diversos,
incluindo as avenidas Paralela, Vasco da Gama e a Baixa de Quintas, entre
outros. Um total de nove postos foram fiscalizados, sendo 81 bicos de bombas
verificados quanto a aspectos como vazamento de combustível nas bombas, lesão
ao consumidor no ato do abastecimento e manutenção geral das bombas. Quatro
bicos foram interditados no ato da fiscalização.
Participaram ainda da Operação o Procon-BA, a ANP - Agência
Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a Codecon e outros
órgãos. “Encontramos nas lojas de
conveniência dos postos dezenas de produtos alimentícios com a validade
vencida, e outros sem as informações obrigatórias ao consumidor como
ingredientes na composição do produto, validade etc. As empresas foram
enquadradas no artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor e foram notificadas
para responder pelas infrações”, destacou o diretor-geral da Codecon, Alexandre
Lopes.
O objetivo da operação foi identificar possíveis
irregularidades na comercialização de combustíveis causando prejuízos ao
consumidor. “Essa fiscalização articulada com outras instituições é
importantíssima para coibir os abusos contra os consumidores. Vamos continuar
intensificando essas operações ao longo de todo o ano”, ressaltou o diretor-geral
do Ibametro, Randerson Leal.
O gestor explica que a operação conjunta é rigorosa em
virtude da abrangência de todos os aspectos observados por cada entidade
envolvida na fiscalização. A ANP focaliza sua inspeção no quesito qualidade do
combustível.
Em relação ao Ibametro, de acordo com a irregularidade
encontrada, o posto de combustível pode ser notificado, autuado e/ou
interditado, de acordo com a portaria de verificação de bombas medidoras de
combustíveis líquido Inmetro nº 23/85.
Assessora de Comunicação Social - Ibametro
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