Ipiaú: Conchavos e manobras serão decisivos na eleição da presidência da Câmara
Presidente da Câmara será escolhido nesse domingo (Foto: Giro Ipiaú). |
Na manhã desse domingo, 1º de Janeiro de 2017, acontece, no Salão do Plenário da Câmara Municipal de Ipiaú, a sessão especial de instalação da nova legislatura com a respectiva posse dos vereadores e da prefeita e vice-prefeita, eleitos no dia 02 de outubro. Na oportunidade também acontecerá a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2017/18. A sessão será presidida pelo vereador José Carlos Bispo dos Santos (Carlinhos), o mais idoso entre os que serão empossados. A ele caberá empossar os demais vereadores e, em ato continuo, iniciar o processo de eleição da Mesa Diretora. Após esse procedimento o presidente eleito dará inicio ao processo de posse da prefeita Maria das Graças e de vice-prefeita Margarete Chaves.
A grande expectativa é a respeito de quem será eleito presidente da Câmara e os outros membros da Mesa Diretora. Trata-se de uma eleição diferenciada, na qual pesquisas não prevalecem e as especulações se estendem até o último momento. Manobras, conchavos, articulações, interferências fazem parte do jogo. Os bastidores fervilham nessas ocasiões. Até chegar ao vitorioso muitas pedras serão movimentadas no tabuleiro. Quase todos os vereadores se colocam como candidatos, entretanto as maiores chances recaem sobre cinco deles.
Carlinhos-PP-, Claudio Nascimento-PSD-, Jean -PTdoB-, Robson Moreira -DEM- e San de Paulista -DEM-, são os nomes mais cotados, embora Simone Coutinho-PMDB- e Pery-PP- estejam no páreo, também com chances de vitória. Surpresas não estão descartadas. Nestes dois dias que antecedem a eleição as articulações serão intensificadas, propostas tentadoras surgiram a cada instante e as marcações ocorrerão com maior intensidade. Não existirão as chamadas chapas “puro sangue”, isto porque nas eleições do Poder Legislativo prevalece mais o principio da proporcionalidade partidária. É esperar pra ver no que dá. O GIRO estará transmitindo ao vivo a posse dos eleitos. (Giro/José Américo Castro).
Comentários