Ipiaú: Câmara aprova Projeto de Lei que regulamenta o direito à informação
PL garante ao cidadão ipiauense o direito ao acesso à informação |
A Câmara Municipal de Ipiaú aprovou o Projeto de Lei nº 021/2016 que
regulamenta o direito ao acesso à informação, o Sistema de Informação ao
Cidadão (SIC) e o Sítio Oficial da Transparência do Município, nos
termos da Lei Federal nº 12.527. O SIC permite que qualquer pessoa,
física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o
prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e
entidades do Executivo Municipal. O cidadão ainda pode entrar com
recursos e apresentar reclamações sem burocracia.
A Lei Municipal decorrente do Projeto 021/2016 dispõe sobre os
procedimentos a serem adotados por todos os órgãos da Prefeitura de
Ipiaú e se aplicará, no que couber, às entidades privadas, sem fins
lucrativos, que recebam recursos diretamente do orçamento ou subvenções
sociais, contrato de gestão, termo de parceria, convênios, acordos
ajustes ou outros instrumentos congêneres para a realização de ações de
interesse público.
Os servidores públicos serão capacitados para atuarem na implementação e
funcionamento desta política de acesso à informação. O site oficial da
transparência do município terá na rede mundial de computadores o
seguinte endereço eletrônico: www.ipiau.ba.gov.br.
O acesso ao site será na forma presencial ou eletrônica. A Lei Federal
nº 12.527 tem o propósito de regulamentar o direito constitucional de
acesso dos cidadãos às informações públicas e seus dispositivos são
aplicáveis aos três poderes da União, Estados, Distrito Federal e
Municípios. Sua vigoração é de grande importância para a consolidação
democrática do Brasil e também para o sucesso das ações de prevenção da
corrupção no país. ”Por tornar possível uma maior participação popular e
o controle social das ações governamentais o acesso da sociedade às
informações publicas permite que ocorra uma melhoria na gestão pública”.
(José Américo Castro).
Comentários