29 setembro, 2016

Eleições 2016: nova campanha da Justiça Eleitoral destaca o papel do eleitor na democracia

Começa a ser veiculada nesta quinta-feira (29), nas emissoras de rádio e televisão, a fase final da campanha informativa desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as Eleições Municipais 2016. Os sotaques e tons culturais das cinco regiões do Brasil estão representados nos vídeos e spots, que destacam a importância do voto consciente para a garantia da democracia.
“O nosso objetivo foi trazer os sons e cores do Brasil para perto do eleitor. Queríamos trazer o debate sobre a participação do eleitor e a importância de fazer sua voz ser ouvida para perto das pessoas, por isso levamos a conversa para a feira, a sala de aula ou o sofá de casa”, explica Giselly Siqueira, assessora-chefe de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral.
As peças foram desenvolvidas pela equipe de comunicação do TSE, com grande apoio dos assessores de comunicação dos Tribunais Regionais Eleitorais e o suporte técnico da agência de publicidade que atende o Tribunal. A produção foi executada durante o mês de setembro pela Biruta Filmes, de São Paulo. Além das emissoras de televisão e rádio em todo o país, a campanha também conta com material específico para redes sociais.
Temas e histórias
A campanha foi dividida em temas, e cada região do país é representada de alguma forma. Da importância do voto à segurança da urna, de Norte a Sul, os temas são abordados em situações corriqueiras e por pessoas do cotidiano brasileiro. Veja abaixo:
Voto consciente - Nordeste: um professor apresenta aos seus alunos um repente estilizado, em que destaca a importância do voto consciente para uma cidade mais decente.
Importância do voto – Centro-Oeste: duas colegas de trabalho conversam sobre a eleição municipal, o papel do eleitor e o direito ao voto.
Passo a passo – Sudeste: em uma feira livre, típica das ruas de São Paulo, Rio, Belo Horizonte ou Vitória, feirantes e seus clientes conversam sobre o processo de votação, se ajudando mutuamente.
Segurança da urna – Sul: pai e filha discutem sobre a segurança do processo de votação e sobre como o eleitor pode também fiscalizar a apuração dos votos.
Justificativa – Norte: uma servidora da Justiça Eleitoral e o funcionário responsável por montar a seção eleitoral em uma área distante explicam como justificar no caso de ausência.
Após o primeiro turno das eleições, outros dois filmes serão lançados para agradecer a todos os envolvidos no pleito e destacar que o trabalho do eleitor apenas começou. “Após a eleição, precisamos ficar atentos e fiscalizar os eleitos e o cumprimento das promessas”, como diz o personagem de um dos filmes.
Todas as peças estão disponíveis para download no Portal do TSE e podem ser veiculadas em emissoras de TV e rádio de todo o país.
(Fonte TSE)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Ipiaú: Parceiros do Bem realiza 9°mutirão para doação de sangue

  Neste sábado 23 de março de 2024 o grupo parceiros do bem doadores de sangue realizou o 9°mutirão denominado caravana itinerante pela vi...