27 janeiro, 2016

DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS (27 DE JANEIRO)


Segundo o Locutor Antonio Cezar (maior colecionador [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês):
O Dia da Declaração Universal dos Direitos dos Animais ou "Universal Declaration of Animal rights Day" em 27 de janeiro de cada ano, é uma comemoração observada por defensores dos direitos dos animais.
Essa data comemorativa tem por fim, marcar a data de 27 de janeiro de 1978, em que a UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"] teria proclamado a partir da cidade e capital belga de Bruxelas a "Declaração Universal dos Direitos dos Animais" ou "Universal Declaration of Animal rights".

A referida Declaração teria por base um texto elaborado pelo cientista belga do Instituto Internacional de Biologia Humana ou "International Institute of Human Biology" então radicado na França, Georges Heuse, e teria sido aprovada num Encontro Internacional sobre Direitos dos Animais ou "International Meeting on Animal Rights", realizado de

21 a

23 de setembro"] de 1977 na cidade e capital inglesa de Londres pela Liga Internacional dos Direitos dos Animais ou "International League of Animal Rights" [atual Fundação para os Direitos dos Animais, Ética e Ciência ou "Fondation Droit Animal, Ethique et Sciences"] e seus afiliados. Porém, segundo alguns sites, na verdade esse texto não foi ratificado pela UNESCO, mas apenas foi proclamado pela própria liga acima citada em
15 de outubro"] de 1978, durante uma reunião realizada num edifício da UNESCO na cidade e capital francesa de Paris, inclusive com uma referência no jornal "The Times de 17 de outubro de 1978". No entanto, essa declaração minguou e desapareceu antes que pudesse ter atingido níveis significativos de acordo internacional.
Em que pese a Declaração de 1977 ou 1978 ter sido ou não apoiada pela UNESCO, atualmente várias organizações de defesa de animais lutam por uma "Declaração Universal de Bem-Estar Animal" ou "Universal Declaration on Animal Welfare",que foi concebida pela Organização Não-Governamental da Inglaterra, Proteção Mundial de Animais ou "World Animal Protection", e que conta principalmente com o apoio da ASPCA [Sociedade Norte-Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais ou "American Society for the Prevention of Cruelty to Animals"], Compaixão Mundial para a Agricultura ou "Compassion in World Farming", RSPCA [Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra Animais ou "Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals" e HSUS [Sociedade Humana dos Estados Unidos da América ou "Humane Society of the United States"], além de ter sido apoiada por alguns países, e em 2007 pela OIE [Organização Mundial para a Saúde Animal ou "World Organisation for Animal Health"].
Enquanto não se chega a um consenso sobre o assunto, para os defensores de animais e principalmente para os adeptos da celebração desse dia festivo, o conteúdo do texto elaborado por Georges Heuse ainda permanece desconhecido do grande público e, o que é pior, desrespeitado pois, de forma impressionante, cada artigo do referido texto reflete exatamente o oposto do comportamento atualmente adotado pelo homem em relação aos animais.

A Declaração redigida por Georges Heuse compôe-se de um preâmbulo e catorze artigos, que de forma genérica tentam estabelecer princípios a serem obedecidos no respeito aos direitos animais.

Em seu Preâmbulo, a proposta de Declaração expõe as motivações que levaram à sua adoção - sobretudo a prática continuada de crimes contra os animais.
O extermínio de animais seria considerado genocídio e, portanto, objeto de interesse dos organismos internacionais e nacionais de proteção de direitos animais.
Em seus artigos a proposta de Declaração prescreve, principalmente, que:

Todos os animais são sujeitos de direitos e estes devem ser preservados;

O conhecimento e ações do homem devem estar a serviço dos direitos animais;
Os animais não podem sofrer maus-tratos;
Animais destinados ao convívio e serviço do homem devem receber tratamentos dignos;
Experimentações científicas em animais devem ser coibidas e substituídas;
A morte de um animal sem necessidade é biocídio; de vários de uma mesma espécie, genocídio;
Animais destinados ao abate devem sê-lo sem sofrer ansiedade e nem dor...

Fonte: http://datascomemorativas.org/dia-da-declaracao-universal-dos-direitos-dos-animais-27-de-janeiro/

Segundo o Locutor Antonio Cezar (maior colecionador [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês):
Licença Creative Commons, para reproduzir tem que citar fonte com link. URL curta: http://datascomemorativas.org/E6ee
Fonte: http://datascomemorativas.org/dia-da-declaracao-universal-dos-direitos-dos-animais-27-de-janeiro/

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Ipiaú: Parceiros do Bem realiza 9°mutirão para doação de sangue

  Neste sábado 23 de março de 2024 o grupo parceiros do bem doadores de sangue realizou o 9°mutirão denominado caravana itinerante pela vi...