Jato que seria usado na fuga de Cerveró custa US$ 2,5 milhõesolitica/ Fonte Armas & Guerras
O mundo descobriu atônito na semana passada os detalhes de uma
estratégia de fuga do preso na Operação Lava Jato Nestor Cerveró. A
intenção seria que o detento não fizesse sua delação premiada e
implicasse poderosos em escândalos de corrupção. O plano previa o uso de
um jato executivo Falcon 50, um modelo com três motores lançado no
mercado há 40 anos com capacidade para até nove passageiros dependendo
da configuração.
Preso na última sexta-feira, o advogado Edson Ribeiro, responsável
pela defesa do ex-diretor da Petrobras e acusado de fazer parte de um
esquema para interferir nas investigações da Polícia Federal, juntamente
com o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e o banqueiro André Esteves,
ex-CEO da empresa financeira BTG Pactual, ambos também detidos, tinha
uma estratégia já traçada: sair do Brasil pelo estado do Paraná por rota
terrestre até o Paraguai, com posterior voo para a Espanha em um jato
executivo.
O Falcon 50, modelo escolhido para a fuga de Cerveró, foi construído
tendo por base seu antecessor, o Falcon 20. Seu projeto foi idealizado a
partir da crescente demanda nos Estados Unidos por voos de longo
alcance. Trata-se da primeira aeronave civil projetada com desenho da
chamada asa supercrítica, que corta o ar com maior eficiência e menor
resistência. Ao todo, foram fabricadas mais de 350 unidades do Falcon
50, que realizou seu voo inaugural em 7 de novembro de 1976, tendo como
primeiros operadores as forças aéreas de França, Itália e África do Sul.
Sua produção foi interrompida em 2007, com a última entrega em 2008.
Ele foi substituído pelos modelos Falcon 900 e Falcon 7X.
Além de uma cabine luxuosa, o Falcon 50 se tornou popular entre os
operadores da aviação de negócios por possuir um longo alcance e por ser
considerado o trijato mais rápido de sua categoria, graças aos motores
Garret TFE731-3, com potência máxima de 3.500 lbf cada. Atualmente, o
Falcon 50 pode ser encontrado para venda no mercado de aeronaves usadas
com preços a partir de US$ 2,5 milhões.
Curiosamente, a autonomia da aeronave é suficiente para um voo sem
paradas por uma distância de até 5.830 km – já sua última versão, o
Falcon 50EX, tem um alcance máximo de 5.695 km. Na prática, isso
significa que, se a suposta fuga de Cerveró tivesse sucesso, ainda
assim, seria necessário pelo menos um pouso intermediário de
reabastecimento entre o Paraguai e a Espanha, o que provavelmente
aconteceria na África, considerando que o trajeto do plano de fuga era
de cerca de 9.200 km, pouco menos que dobro do alcance máximo da
aeronave.
Especificações Técnicas
Falcon 50 / Falcon 50 EX
Dimensões Exteriores
Comprimento 18,52 m / 18,52 m
Envergadura 18,86 m / 18,86 m
Altura 6,98 m / 6,98 m
Dimensões Interiores
Altura 1,8 m / 1,8 m
Largura 1,86 m / 1,85 m
Pesos
Peso máximo de decolagem 17.600 kg / 18.008 kg
Capacidade de combustível 7.040 kg / 7.040 kg
Performance
Alcance 5.830 km / 5.695 km
Motorização
Motores 3 Garrett TFE 731-3 / 3x AlliedSignal TFE 731-40
Potência 1,680 kg / 3,704 lb cada / 1,680 kg / 3,704 lb cada
Valor Estimado de Venda
U$D 2,5 milhões / 4,5 milhões
Fonte: Aero Magazine
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