1955: A Polícia Militar de Minas elege um Tenente – Coronel para presidência do Brasil
Em 1956 a Polícia Militar de Minas Gerais (Força Pública na época) elege pela primeira vez na história do Brasil um oficial (PM) para presidir o país, desde a proclamação da independência ate os dias de hoje apenas um policial seja ele, civil ou militar, presidiu o posto mais alto da república.
Juscelino Kubitschek foi nomeado capitão-médico da Polícia Militar de Minas Gerais, onde serviu como médico durante a Revolução Constitucionalista de 1932 que foi derrotada esmagadoramente pelas tropas mineiro-gaúchas. Foi nomeado Chefe da Casa Civil de Minas gerais por Benedito Valadares, então interventor do Estado (equivalente a Governador) onde chegou ao posto mais alto da Polícia Militar, tornou-se tenente-coronel, Passando a reserva dedicou-se a política onde foi nomeado prefeito de Belo Horizonte de 1940 a 1945 (Durante a Segunda Guerra) e eleito governador de Minas Gerais (1951-1955), foi eleito presidente em 1955 onde governou ate 1960.
Durante os mais de 190 anos de independência do Brasil, poucos militares subiram a presidência do país, no entanto JK, é o único eleito democraticamente.
(Fonte Guerras &Armas)
Comentários