31 outubro, 2015

100 anos da PIB de Rio Novo: Os pioneiros da Igreja Batista em Ipiaú

Igreja comemora 100 anos de fundação (Foto:Anderson Costa)
Um século, um ciclo completo, outro ciclo iniciado. Na sequência do tempo a igreja se ergue e fortalece, consolidada na fé cristã. Uma história de amor e superação. Sobre rocha foi construída, em seu alicerce a Boa União. Foi em território do atual municipal de Ibirataia, precisamente na Fazenda Tupy, onde se formou o grupo pioneiro da doutrina batista em Ipiaú. Isso aconteceu no inicio do ano de 1913 quando a fazenda tinha a denominação de Boa União e pertencia ao Sr. Marcelino José de Lima, natural de Areia (atual Ubaíra) que viria a se tornar o primeiro pastor da futura Igreja Batista de Rio Novo. Ele teria hospedado um caixeiro viajante que o evangelizou e ofertou-lhe uma Bíblia. Convertido à fé cristã, Marcelino começou a pregar aos seus parentes  e vizinhos e menos de um ano depois , convidou o pastor de Gandu, João Martim  de Almeida para batizar o grupo de 16  novos “crentes”. Na mesma ocasião foi organizada a Congregação Batista Boa União.
Ao mesmo tempo em que se organizou a congregação construiu-se um cemitério que passou a ser conhecido como Cemitério dos Crentes. Sabe-se que naquela ocasião os não convertidos não aceitavam ser enterrados no mesmo local onde eram enterrados “os crentes”. Uma série de dificuldades foi enfrentada por Marcelino José de Lima para a propagação da doutrina  e a realização dos batismos. Até com homens armados ele se deparou nessa missão. Leia a matéria na integra.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Ipiaú: Parceiros do Bem realiza 9°mutirão para doação de sangue

  Neste sábado 23 de março de 2024 o grupo parceiros do bem doadores de sangue realizou o 9°mutirão denominado caravana itinerante pela vi...