Deputada defende políticas públicas de apoio à radiodifusão comunitária

A deputada Érika Kokay (PT-DF) se mostrou contrária à criminalização das rádios comunitárias. A deputada presidiu, na quinta-feira (24), a audiência pública, proposta pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, que discutiu o assunto.
Ela afirmou que o poder público deve pensar em políticas públicas que autorizem o funcionamento da radiodifusão comunitária e também medidas de fomento: "Não é só outorga, é como é que você constrói mecanismo para fortalecimento. Como é que o estado utiliza a rádio comunitária como instrumento de profusão de políticas públicas".
Em 1998, foi aprovada a lei (9612/98) que institui o serviço de radiodifusão comunitária no Brasil com o objetivo de democratizar a comunicação. Entretanto, as entidades representativas têm reclamado de perseguição punitiva por meio de portarias e decretos que limitam seu alcance.
Uso indiscriminado
O consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Alan Trajano, rebateu as críticas e disse que a descriminalização despreparada pode causar o uso indiscriminado das radiofrequências.

Mas afirmou que o ministério é favorável à apreciação do processo de outorga das rádios comunitárias, desde que elas se mantenham no limite de 200 watts de frequência e não interfiram em outras emissoras.
Comerciais x comunitárias
No entanto, na opinião do coordenador das regionais da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço) do Rio Grande do Sul, Clementino Lopes, o Ministério das Comunicações julga de formas diferentes as rádios comunitárias e as comerciais.

"Não se sustenta essa argumentação do ministério, quando ele se dirige apenas às rádios comunitárias”, observa Lopes. “Nós temos parte da lei 9612/98, que é inconstitucional, quando fala inclusive que as rádios comunitárias não podem intervir nas rádios comerciais, mas as comerciais podem intervir nas comunitárias?"
Dialogar com ministro
Segundo a deputada Érika Kokay, a comissão tentará se reunir com o ministro das comunicações, Ricardo Berzoini, para discutir as demandas levantadas na sessão.
(Fonte Agência Câmara)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PF prende homem em flagrante por compra de votos em Parintins/AM

Ipiaú: "Dunga" é preso com droga escondida no quintal de casa

PF apreende mais de 600 kg de drogas e arma de fogo em caminhão interceptado na Rodovia Presidente Dutra