Instrução da Caixa sugere que terminais sejam abastecidos com mínimo ‘possível’ na BA
Com pelo menos 13 ocorrências de ataques em 2015, a Caixa Econômica Federal encaminhou aos funcionários uma recomendação interna de que os terminais de autoatendimento passem a abastecidos com a quantidade “mínima possível”. O documento, que circula entre gestores de unidades bancárias de Salvador e interior do estado desde a última terça-feira (12), absorve a sugestão da Gerência Regional do Paraná, que passou a adotar o procedimento em novembro de 2014, após uma série de explosões a terminais de autoatendimento. No texto, há uma preocupação com o atendimento aos clientes, porém recomenda expressamente que seja reduzida “quantidade de numerário ao mínimo necessário ao atendimento do cliente daquele dia”. Para o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, a medida é um “paliativo” e não é novidade no âmbito das agências, já que vem sendo adotada por unidades do Banco do Brasil e de bancos privados. “Trata-se na verdade de uma medida que penaliza os clientes, pois dificulta o acesso ao dinheiro, principalmente em cidades do interior, que possuem uma pequena quantidade de caixas eletrônicos”, critica Vasconcelos. Na avaliação do representante sindical, outras medidas poderiam ser mais efetivas na redução dos casos de ataques a unidades bancárias. “Ao invés de adotar esse tipo de orientação, os bancos deveriam investir mais em segurança, cooperando com a polícia, com a ampliação dos dispositivos de segurança, ao mesmo tempo em que poderiam isentar as tarifas de TED e DOC para que a população pudesse fazer transações eletrônicas sem custos”, completa.
(Fonte Bahia noticias)
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