Publicidade infantil é tema escolhido em redação do Enem
O tema escolhido para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Neste domingo (9), segundo dia de provas, os concorrentes terão de responder ainda a questões de linguagens e códigos e matemática. Neste ano, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) publicou resolução sobre a questão ao considerar abusivo o direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, "com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço". As provas começaram a ser aplicadas em todo o país às 13h, no horário de Brasília, e os estudantes terão 5 horas e 30 minutos de para responder às questões. As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita, compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos. Todos os anos, a redação é alvo de disputas na Justiça, pois as notas não são passíveis de recurso. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga o espelho da redação para fins pedagógicos, para que o estudante saiba a nota que tirou em cada competência. Informações da Agência Brasil.
Comentários