30 maio, 2014

Nem todas as doenças de pele não são contagiosas, alertam especialistas

A pele é o maior órgão do corpo humano e, por isso, é fácil notar quando há algo de errado. E segundo as dermatologistas Márcia Purceli e Denise Steiner, muitas pessoas acreditam que qualquer doença na região é contagiosa ou transmitida por contato, o que não é verdade.  Albinismo, dermatite atópica e ictiose são alguns exemplos. A ictiose é provocada por uma mutação genética rara que deixa a pele muito seca. Por isso, ela descama e fica com crostas, o que faz com que algumas pessoas se afastem. A hanseníase e o vitiligo são outras doenças não transmissíveis que causam manchas na pele.
 
Contudo, há outros problemas que podem passar por meio do contato, como micose e sarna. No caso das mulheres, o hábito de deixar as unhas das mãos e pés sempre com esmalte pode ser um problema porque pode mascarar sinais da micose. Por isso, a dica da dermatologista Márcia Purceli é deixar a unha, pelo menos, um dia sem esmalte e não pintar os pés durante o inverno, por exemplo. A médica ressalta que o tratamento da micose é longo e, para evitar, é fundamental não compartilhar objetos, como chinelos. Informações do Bem Estar.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Ipiaú: Parceiros do Bem realiza 9°mutirão para doação de sangue

  Neste sábado 23 de março de 2024 o grupo parceiros do bem doadores de sangue realizou o 9°mutirão denominado caravana itinerante pela vi...