João Gordo é preso mais uma vez depois de tentar assaltar policial no Carnaval


O assaltante João Cardoso de Souza Neto, o ‘João Gordo’, de 30 anos, líder de uma quadrilha especializada em assaltos na modalidade ‘saidinha bancária’, nos bairros da Pituba, Itaigara, e Caminho das Árvores, além de municípios da Região Metropolitana de Salvador, foi preso mais uma vez por policiais militares.
Dessa vez a prisão aconteceu na madrugada deste domingo (02) depois de João tentar roubar um policial à paisana na av. Anita Garibaldi, bairro da Federação, próximo de um dos circuitos do carnaval de Salvador. De acordo com informações da polícia, depois do crime ele tentou fugir, mas foi perseguido. De posse de uma pistola calibre 380, ele disparou diversas vezes em direção a viatura, mas foi preso.

Ainda segundo informações da polícia, ‘João Gordo’ tem diversas entradas em delegacias e responde a oito inquéritos e a quatro processos por assaltos, porte ilegal de arma e formação de quadrilha. “Ele vem agindo desde o ano 2000 e, somente em 2012, participou, direta e indiretamente, de mais de 50 saidinhas”, disse delegado Nilton Tormes na última prisão do acusado no ano passado.



Na oportunidade, João estava com um mandado de prisão preventiva, por roubo qualificado, em aberto, expedido pela 13ª Vara Criminal, e vinha sendo investigado pela polícia há pelo menos um ano. Flagrado na terça-feira a bordo de um veículo Corsa Sedan, cor prata, placa OKP-8586, com películas para escurecer os vidros, ele portava uma pistola calibre 380, de numeração raspada, 15 relógios, 14 celulares e um aparelho GPS.

A pistola estava escondida no painel do veículo, pertencente a uma locadora da Boca do Rio, que precisou ser desmontado, atrás do porta-luvas. De acordo com Nilton Tormes, essa é uma estratégia utilizada pelo criminoso para despistar a polícia em abordagens rotineiras. No momento da prisão ele chegou a oferecer R$ 100 mil para não ser levado à delegacia, quantia que foi prontamente recusada pelos policiais.

As investigações apontaram que ‘João Gordo’ não só participava pessoalmente dos assaltos, como também fornecia armas e veículos a criminosos para serem utilizados nos roubos. Ele morava em um apartamento luxuoso, no bairro Cidade Jardim.                                                                                       ‘João Gordo’ é reincidente e já havia sido preso pela equipe da 16ª DT/Pituba, em junho de 2011, mas foi solto pela Justiça no mesmo dia. Na ocasião, ele havia acabado de deixar a Penitenciária Lemos Brito e estava instalado em um condomínio no Caminho das Árvores. Na oportunidade ele também portava uma pistola ponto 380, inox e um revólver 38, com a numeração adulterada, camuflados no banco traseiro do carro.

Na época, uma vítima de ‘saidinha bancária’ relatou ter sido perseguida por um Space Fox, cor preta, de placa JRD-4558, que ficou constatado pertencer a Viviane Souza Mattos, mulher de ‘João Gordo’. O assaltante também costumava locar os veículos utilizados nos roubos para dificultar sua localização pela policial.


Foto: Marcelo Castro | Se Liga Bocão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ipiaú: "Dunga" é preso com droga escondida no quintal de casa

Ipiaú: Acusado de homicídios morre em ação da CIPE Central

PF e Receita fazem operação e afastam servidores do cargo