Doença rara é ligada a próteses de silicone

Próteses de silicone e alguns tipos de vacina foram apontados por pesquisadores como fatores desencadeantes de uma nova doença autoimune que provoca inflamações graves nas articulações e dores crônicas. Batizada de síndrome Asia, a doença é rara. Primeiro a descrever a doença na literatura científica e associá-la aos fatores desencadeantes, o médico israelense Yehuda Shoenfeld explicou que tanto o silicone quanto algumas substâncias presentes em vacinas, quando em contato com as células humanas, podem provocar uma reação anormal do sistema imunológico, o que leva as células de defesa a agirem contra o próprio corpo.
 
"No caso do silicone, essa reação pode ocorrer quando há ruptura da prótese, mas também quando ela está íntegra, porque o implante libera algumas moléculas na corrente sanguínea. Já a vacina tem substâncias como o alumínio, que provocam essa reação", disse ele na última quarta-feira (19), em Punta del Este, no Uruguai, durante um congresso. Embora a reação a corpos estranhos seja algo bastante conhecido pela Medicina, a diferença para a síndrome Asia é que ela vem acompanhada de um conjunto de sintomas inespecíficos, ou seja, que não podem ser enquadrados em nenhuma outra doença existente. Entre eles estão dores musculares, fadiga crônica, alteração cognitiva e febre.
 
"Já há 300 casos reportados a um banco de dados de um hospital de Barcelona, mas não queremos alarmar a população. Não somos contra vacinas nem contra a prótese, mas talvez fosse interessante fazer uma investigação mais criteriosa das pessoas predispostas a doenças autoimunes antes que elas se submetessem a esses procedimentos", diz ele. Especialistas dizem que a remoção do implante costuma minimizar ou até eliminar as manifestações da doença. No caso das vacinas, porém, como o causador não pode ser retirado, o tratamento é feito para diminuir os sintomas.
por Agência Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ipiaú: "Dunga" é preso com droga escondida no quintal de casa

Ipiaú: Acusado de homicídios morre em ação da CIPE Central

PF e Receita fazem operação e afastam servidores do cargo