27 fevereiro, 2014

Fanfarras levam multidão à orla da Barra no primeiro dia de Carnaval


De  bermuda bran

“Por que parou, parou por quê?!”. O grito que mais se ouve quando uma banda para de tocar foi dado ontem, por volta das 20h, quando a banda do Bloco Gravata Doida fez uma pausa depois de esquentar  para entrar na avenida. E o grito veio de Dona Elizabeth Cardoso,  84 anos, primeira foliã a dançar quando o bloco, que completa 15 carnavais este ano, ensaiou sair no circuito Sérgio Bezerra, entre o Farol  e o Cristo.
De  bermuda branca, camisa padronizada e flor roxa na cabeça, dona Elizabeth fez tudo o que uma boa foliã tem direito: dançou, segurou a corda, se divertiu, sorriu pras câmeras e não perdeu o rebolado: “Eu desfilo aqui há quatro anos. Esse ano, vim comemorar os 15 anos do bloco e os meus 84 anos, que eu fiz ontem (terça)”, disse.
Ontem não teve trio elétrico, nem som mecânico, nem nada que precisasse de um motor para se locomover. O primeiro dia de Carnaval de Salvador, agora oficialmente na quarta-feira, teve fanfarras, tambores, trombones, fantasias, cachaça e “gente de A a Z, de menino a idoso”, como definiu o homem que dá nome ao novo circuito da folia, o carnavalesco Sérgio Bezerra, dono do bar e da fanfarra Habeas Copos.
Prova disso era a presença de gente de todas as idades ao som das fanfarras. O funcionário público Paulo Santarém, 47, levou o filho Caique,  4 anos. “Está tranquilo, não está muito cheio, dá para vir com ele”, disse Paulo, que levou o filho pela primeira vez à festa. Animado e usando uma gravata de paetês, o garoto só reclamou de não ter aparecido fantasiado de morcego. “Só no ano que vem...”, disse.
Além do Habeas,  outras 29 fanfarras estavam previstas para desfilar, oficialmente, no circuito Sérgio Bezerra: Xupisco, que abriu o dia, Alvará de Soltura, Alerta Geral, Concentra + Não Sai, Pinguço, Cerveja e Pimba, entre outros.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Ipiaú: Parceiros do Bem realiza 9°mutirão para doação de sangue

  Neste sábado 23 de março de 2024 o grupo parceiros do bem doadores de sangue realizou o 9°mutirão denominado caravana itinerante pela vi...