24 novembro, 2013

Trem descarrila, atinge casas e mata ao menos 6 em São José do Rio Preto

Ao menos seis pessoas morreram e outras oito ficaram feridas em um acidente envolvendo um trem na tarde deste domingo (24) em São José do Rio Preto (438 Km de São Paulo).
O trem, da ALL (América Latina Logística), estava carregado com milho e passava pelo bairro Jardim Conceição, próximo ao centro da cidade, quando descarrilou e um dos nove vagões atingiu quatro casas.
O Corpo de Bombeiros permanecia até o início da noite deste domingo no local à procura de sobreviventes.
Segundo a assessoria de imprensa da ALL, diretores da empresa viajaram nesta noite para Rio Preto. Informou também que a empresa está "dando prioridade ao atendimento e suporte às vítimas", e que é o maior acidente envolvendo a ALL.                                     CASO ANTIGO
Alternativas para resolver o problema dos trilhos que passam pela área urbana já vêm sendo discutidas há anos na cidade.
Em 2009, a ALL foi condenada a pagar multa no valor de R$ 615 mil por descumprir um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta ) firmado em 2002 com o Ministério Público.
Em 2002, em menos de três meses, duas composições descarrilaram no trecho urbano.
O TAC previa a implantação de um plano de gerenciamento de riscos e para atendimento de emergências. O plano foi apresentado pela ALL, mas não obteve aprovação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Na época, a empresa recorreu da decisão, mas a ação foi julgada improcedente. Agora, a ALL terá de pagar a multa corrigida, de R$ 1 milhão.
O Ministério Público acordou que a empresa reverta esse valor na compra de equipamentos de segurança para a Cetesb, Defesa Civil, Polícia Ambiental e Bombeiros.
A ALL tem dois meses para cumprir a decisão, publicada há 15 dias.
(Fonte Folha de São paulo)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Ipiaú: Parceiros do Bem realiza 9°mutirão para doação de sangue

  Neste sábado 23 de março de 2024 o grupo parceiros do bem doadores de sangue realizou o 9°mutirão denominado caravana itinerante pela vi...