A reunião com os professores que a princípio estava agendada para dia 18/04, segunda feira, foi antecipada pelo prefeito Deraldino Araújo para o dia 11/04, quando levará a proposta de acordo para a categoria em relação ao plano de cargos e salários.

O principal detalhe é que o aviso antecipando a reunião foi enviado mediante ofício para a direção das escolas do município, enquanto que a entidade representativa da categoria, a APLB-sindicatos, sequer recebeu um comunicado formal.

Segundo a direção da APLB, o sindicato participará da reunião mesmo assim, sem convite formal, pois não será o prefeito ou a secretária de educação Norma Calhau que terão a pretensão de tirar a legitimidade e a representação da APLB, lembrando que o principio fundamental da existência da entidade é a luta e a conquista dos direitos dos trabalhadores em educação.

A reunião acontecerá no auditório do Colégio Celestina Bittencourt, nesta segunda feira, dia 11/04, às 16hs.

Dois biscoitinhos e um copo de suco: Essa é a merenda fornecida pelas escolas públicas do município de Ipiaú.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, conhecido como Merenda Escolar, consiste na transferência de recursos financeiros do Governo Federal, em caráter suplementar, aos estados, e municípios, para a aquisição de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar.

O PNAE teve sua origem na década de 40. Mas foi em 1988, com a promulgação da nova Constituição Federal, que o direito à alimentação escolar para todos os alunos do Ensino Fundamental.

Os beneficiários da Merenda Escolar são alunos da educação infantil (creches e pré-escolas), do ensino fundamental, da educação, matriculados em escolas públicas dos estados e dos municípios, ou em estabelecimentos mantidos pela União, bem como os alunos de escolas filantrópicas.

Os Estados e os Municípios, instituirão, por instrumento legal próprio, um Conselho de Alimentação Escolar –CAE constituído por 7 membros assim distribuídos:
1 representante do poder Executivo;

1 representante do poder Legislativo;

2 representantes dos professores;

2 representantes de pais de alunos, indicados formalmente pelos conselhos escolares, associações de pais e mestres ou entidades similares;

1 representante de outro segmento da sociedade civil, indicado formalmente pelo segmento representado;

Cada membro titular do CAE ter á um suplente da mesma categoria.

Se a prefeitura recebe dinheiro do governo federal para ser gasto exclusivamente na merenda escolar, tem por obrigação fornecer alimentação de qualidade e quantidade suficiente para os alunos da rede publica municipal. Só que não é isso que vem acontecendo.

A nossa reportagem foi a campo e descobriu que são fornecidos para os alunos um saquinho contendo dois biscoitinhos acompanhados de um copo de suco. Vamos posteriormente divulgar a empresa responsável pelo fornecimento da “merenda” escolar, é só aguardar.

[fonte Marcelo Martins]

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ipiaú: "Dunga" é preso com droga escondida no quintal de casa

Ipiaú: Acusado de homicídios morre em ação da CIPE Central

PF e Receita fazem operação e afastam servidores do cargo