Carta aos professores de Ipiaú - VERSÃO FINAL


PROFESSORAS E PROFESSORES DE IPIAÚ
José Mendonça
www.josemendonca.org
joseandrademendonca@hotmail.com
Facebook: José Mendonça
O meu apreço pelos professores é desde criança, no primário os mesmos gostavam do meu comportamento. Em Aracaju, um dia de domingo, sol ardente, fui levar uns cocos na casa da minha professora andando, ida e volta aproximadamente sessenta minutos.
No governo de Ipiaú, 2001, Dr. Laércio Pinheiro, que tem amor ao seu município, convidado para a Secretaria de Indústria e Comércio, disse que a professora Vanda na Secretaria de Educação faria um grande trabalho e que não ficaria bem dois irmãos assumirem secretarias. Eu disse: “para mim o que importa é bom trabalho que possam fazer”.
Professora Vanda foi uma secretária admirada pela maioria das professoras e professores, pela administração implantada na Secretaria, atenção, valorização, não admitia interferência política e sim competência, o que coincidia com meus princípios. Foi secretária nos dois governos, de 2001 a 2008.
No início da administração recebíamos a APLB Sindicato, passamos a não receber quando percebi que o presidente atuava muito mais como testa de ferro de políticos. Quando se discutia correção salarial colocávamos à disposição entrada, saída dos recursos e documentação. Havia um grupo de professores que não gostava do nosso governo e se manifestava contra. Oposição ajuda na administração.
Atendia as solicitações dentro do critério do FUNDEB, 60% para salário e 40% para outras despesas da educação. Reformamos, ampliamos e construímos escolas porque não havia corrupção. Quando houve uma greve sem fundamentação, em plena campanha política por interesses eleitoreiros, denunciamos ao Ministério Público chamando a APLB à responsabilidade e informamos que os professores estavam prejudicados porque é lei cumprir os duzentos dias letivos.
Tomei conhecimento da paralisação dos professores através do BLOG DO JORNALISTA MARCELO MARTINS. Exijam transparência para que o dinheiro da educação não seja desviado ou usado na corrupção. Façam paralisação de um dia, uma vez por semana para que a imprensa falada, escrita e televisionada tome conhecimento do que está acontecendo em Ipiaú. Com a participação da imprensa o direito de vocês será respeitado. Em 2001 o orçamento da educação era de dois milhões de reais, em 2010 ultrapassou dez milhões de reais.
Tenho colocado em meus artigos o descalabro que está na administração de Ipiaú na cidade e zona rural. Estou acompanhando o BLOG DO JORNALISTA MARCELO MARTINS, que às vezes me critica, mas dá o direito de resposta, defendo a liberdade de imprensa. Importante a reação das professoras e professores diante da falta de seriedade com seus direitos e o futuro das novas gerações. No meu artigo Esporte e Lazer me refiro ao parque da Cidade, ao projeto da Universidade e à casa da Cultura. Os terrenos destinados à Universidade, ao parque da Cidade, à ampliação do Centro de abastecimento estão sendo loteados para atender outros interesses.
Na Câmara, os vereadores estão fazendo de conta que nada está acontecendo, o prefeito conquistou o apoio da maioria com exceção do vereador que não se vende, Nena Passos, e Jaldo Coutinho Brandão que deixou a liderança do governo do município porque não aceitou o desmando.
O prefeito de Ipiaú, mesmo com toda a corrupção parece estar tranqüilo, não sabe que o Ministério Público e a Polícia Federal trabalham em sigilo e demanda tempo. Há dez anos o Senador Waldeck Ornelas me disse: “os corruptos vão responder processo” e estou vendo que tinha razão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ipiaú: "Dunga" é preso com droga escondida no quintal de casa

PF e Receita fazem operação e afastam servidores do cargo

Ipiaú: Acusado de homicídios morre em ação da CIPE Central