Pular para o conteúdo principal

Ruas foram interditadas para a filmagem de “Joelma”

Por José Américo

Durante boa parte da manhã (das 5 às 10 horas) da ultima quinta-feira(24/02), algumas das principais vias públicas do centro de Ipiaú, inclusive, a Praça Rui Barbosa, estiveram interditadas ao trânsito de veículos, em função da realização de tomadas do filme Joelma, dirigido pelo cineasta Edson Bastos (foto) , que conta a historia de um transexual que se tornou celebre nesta cidade. Até o interior da Igreja Matriz de São Roque serviu como set da filmagem.

O filme com 20 minutos de duração e provavelmente na bitola de 35 milímetros decorre de um projeto vencedor do Edital de Cultura LGBT, do Governo do Estado, através da Fundação Pedro Calmon, mobiliza uma equipe de 30 pessoas entre técnicos, produtores e atores e deverá ter a sua estréia no próximo mês de setembro,  em Salvador.

As seqüências das filmagens estão sendo  feitas em Ipiaú,Salvador e  no  bairro de Mapele, em Simões Filho, que se  tornará  a Ipiaú, no final dos anos 80, para onde Joelma retorna  buscando uma vida tranqüila e reservada. Salvador é a cidade em que ela vai em busca do seu sonho.

A produção do espetáculo está a cargo de duas empresas: Multiplanejamento Cultural e Panorâmica Produções. A fotografia é de Jerônimo Soffer, o figurino de Diana Moreira e a Direção de Artes a cargo de Luis Parras.

O ELENCO

O elenco principal de “Joelma” é constituído por quatro atores profissionais: Fábio Vital (foto) que faz o papel de Joelma,Vinício de Oliveira, Rui Matar e Eddy Veríssimo. Em uma das fotos que ilustra esta matéria o ator Fábio Vital aparece ao lado do cineasta Edson Bastos.Em outra foto(um retrato de família) Joelma se mostra ao lado do português Antonio, com o qual convivia maritalmente.

PERSONAGENS

Natural de Ipiaú, Joel da Silva Santos, 66 anos, que se tornou famoso em Ipiaú por personificar o travestir Joelma, teve uma longa convivência com o português Antonio e chegou a cometer um homicídio em defesa do mesmo. Mas dizem que o crime foi passional, já que um trângulo amoroso existia entre eles.

Em decorrência deste crime Joelma foi preso e condenado. Cumpriu pena na cadeia municipal e voltou a conviver com a comunidade do Sitio do Pica-pau Amarelo, um bairro periférico de Ipiaú.

Devota contrita de Nossa Senhora, sempre que pode comparece à Igreja Matriz de São Roque para  fazer suas orações e pedir proteção. Devido à fé que alimenta, sua própria residência foi transformada em um templo: a Igreja das Treze Almas Benditas, Sabidas e Entendias. Joelma explica que essa denominação é em homenagem a treze freiras que desencarnaram e foram transformadas em espíritos de luz.

“Luz, Câmara e Ação”,

O jovem cineasta Edson Bastos, 25 anos, natural de Ipiaú, comanda a filmagem e revela um promissor talento. Natural de Ipiau, neto do saudoso Edvard Bastos (Seo Edvard) e do curador Alfredo Gato, Edson tem em seu currículo a realização de outras obras importantes, dentre as quais o documentário “Veras” que narrou a vida de Veras Angelin um homem que curtiu muita extravagância quando milionário e morreu pobre em um beco dos “Dez Quartos”, zona boemia de Ipiaú.

“Joelma, explica Edson Bastos, é uma obra de ficção”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ipiaú: "Dunga" é preso com droga escondida no quintal de casa

PF e Receita fazem operação e afastam servidores do cargo

Ipiaú: Acusado de homicídios morre em ação da CIPE Central