Propaganda Oficial em Desacordo com a Realidade.

Antes de protocolar o comunicado dirigentes da Associação Jequieense de Imprensa-AJI fizeram consulta ao Promotor de Justiça, Luciano Borges

A Associação Jequieense de Imprensa-AJI,  representada pelo seu presidente Emanoel Andrade, diretor Cláudio César e os ex-presidentes Ari Moura e Wilson Novaes, esteve na manhã de terça-feira (15) na 2ª Promotoria de Regional de Justiça (Ministério Público Estadual-MPE), em Jequié, fazendo consulta prévia ao Promotor Luciano Borges e, posteriormente protocolando comunicado, aprovado na  reunião da entidade realizada na segunda-feira (14), em que,  publicidade institucional assinada pela Prefeitura de Jequié e veiculada nas emissoras de rádio locais, está sendo considerada em desacordo com a realidade dos fatos.

O mote da campanha publicitária elaborada pela empresa Idéia 3, contratada pelo município, afirma “Tá assim de obras em Jequié e muitos empregos estão sendo criados na cidade”, para em seguida serem relacionadas “a Ferrovia Oeste-Leste que começa a ser instalado, um novo PA 24 horas, posto de saúde no Prodecor e o novo Centro de Saúde no Joaquim Romão”.

No entendimento da AJI são todos investimentos com recursos federais, a exemplos dos programas  Compra Direta, também citado na publicidade, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), o CREAS, que assiste vítimas de violência e o Bolsa-Família, coordenado em nível local pela Prefeitura. Como se não bastasse, o spot institucional ainda cita o Programa Empreendedor Individual desenvolvido em nível nacional pelo Sebrae e as linhas de crédito do CredBahia, do Desenbahia, governo do Estado.

No fechamento do texto publicitário “Tá assim de obra em toda cidade. Prefeitura de Jequié trabalho que todo mundo “. No entendimento da AJI, o briefing institucional utilizado para elaboração do texto se configura em propaganda enganosa por estar sendo utilizados obras e programas originários dos governos federal e estadual, com a característica de propaganda enganosa,  “buscando captar para a esfera municipal os feitos positivos desses programas governamentais”.

Seria bom bom que o MPE visitassem ou ouvissem alguns programas de radios de varias cidades vizinhas de jequié, pois a realidade não é diferente quando se trata de difulgação de prefeituras; muitas obras que só existem nas propagandas  dos programas diarios de radios. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ipiaú: "Dunga" é preso com droga escondida no quintal de casa

Ipiaú: Acusado de homicídios morre em ação da CIPE Central

PF e Receita fazem operação e afastam servidores do cargo