Artigo de José Mendonça


COMO É A ADMINISTRAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

José Mendonça                                                                                                                                                                               Nº 255
www.josemendonca.org                                                                                                                                                               25.02.11
Facebook: José Mendonça

Se eu tivesse dez anos a menos, em 2012 disputaria mais uma eleição para prefeito.  Gosto dos municípios de Ipiaú, Feira de Santana, Ilhéus e Salvador. Se o orçamento de Salvador fosse suficiente para atender os custos fixos (folha de pessoal, limpeza pública, manutenção e pequenas obras), estaria desde o dia 1º de janeiro em todos os bairros conversando com as pessoas sobre o sistema que implantamos em Ipiaú nos nossos oito anos de governo.

Viabilizaria a candidatura em um desses quatro municípios porque gosto dos mesmos. Ilhéus poderia ser a cidade mais bonita do mundo pela topografia, é cortada por rio e braço de mar. Espero que Dr. Jabes Ribeiro faça outros governos para dar o que Ilhéus merece. Feira de Santana me apaixona a topografia e suas avenidas. Salvador é indiscutível, lembro quando aqui cheguei em 1951, com doze anos de idade, me impressionei com as Igrejas, cidade alta, cidade baixa, elevador Lacerda, orla marítima, farol da Barra e sua história.

Ipiaú, com a praça dos três poderes, projeto do parque da cidade e projeto de urbanização para expansão da cidade na fazenda da família Lessa, topografia com vista para o Rio Água Branca e Rio de Contas, seria uma cidade bonita e mais atraente da região. Os projetos que tínhamos eram para uma Ipiaú grande, são onze municípios circunvizinhos.

Encontramos o município de Ipiaú com receita de doze milhões de reais/ano, o que não continuou no meu segundo mandato porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou o país ao desenvolvimento e cresceu o Fundo de Participação dos Municípios, em dezembro de 2010 a receita se aproximou de quarenta e cinco milhões de reais.

Nosso governo deixou projeto para o distrito industrial elaborado pela Secretaria de Indústria e Comércio do Estado, previsão de iniciar obras de urbanização em 2010 para atrair pequenas e medias indústrias. Conseguimos colocar no orçamento da União recursos para o anel rodoviário.

A obra do Parque da Cidade o governo do município não deu continuidade, a população já estava usando a pista de Cooper mesmo em obra. O prefeito diz que é um projeto mirabolante e está negociando com terceiros para lotear o terreno que foi desapropriado pelo judiciário. Dos seis campos de futebol tamanho oficial, deixamos dois construídos, faltando complementar os vestiários. Deixamos quatro milhões de reais para construção de uma avenida que integra o projeto do parque, ligando a BR 330 à BA 030.

Vejamos a grandeza do projeto do parque: cortado pelo Rio Água Branca, sede do projeto do governo Federal Pintando a liberdade, concha acústica coberta, praça, rua da música para encontro da juventude, pista de cooper e ciclismo com três quilômetros contornando o lago e uma avenida paralela passando pelo Centro de Abastecimento, ligando à Avenida Getulio Vargas e aos bairros Euclides Neto e outros.

Estou entrando na Justiça em relação ao loteamento do terreno. A construção do parque da cidade e o distrito industrial, estamos conversando com o Ministro das Cidades, Dr. Mário Negromonte, para viabilizar recursos através do Governo do Estado ou emendas parlamentares.

Centro de Abastecimento, mais um galpão para os feirantes e projeto de ampliação para transformar num grande centro comercial com capacidade para atrair consumidores dos municípios circunvizinhos e apoio à agricultura familiar. O governo do município está autorizando obras no terreno, o que não estávamos permitindo pensando na expansão.

Universidade. Reservamos um terreno de noventa mil metros, ponto estratégico, atrás da rodoviária, para construção da universidade. O atual prefeito já loteou a metade, desumano não enxerga o futuro da juventude da nossa região, e sim outras coisas, espero que o Ministério Público e Polícia Federal cheguem a tempo no município.

Casa da cultura, deixamos o projeto, uma grandeza, com auditório para quatrocentas pessoas, salão para mil pessoas e a biblioteca, atenderia Ipiaú e municípios vizinhos, a construção seria  no galpão da feira da Praça Salvador da Matta e o restante da área estacionamento de apoio ao comércio.

É um crime o que o prefeito está fazendo na administração do município, incompetente para fazer a administração transparente, mas competente para ter vereadores na sua mão. O atual presidente da Câmara vai dar dor de cabeça ao mesmo. Pessoa inquieta, surpreendeu a muitos se elegendo presidente da Câmara, mostrou competência. Depois de sua eleição disse ao prefeito: “a Câmara tem recurso, se não assinar a suplementação para pagar aos funcionários e vereadores, me aguarde”. Logo conseguiu a assinatura.

Não acredito que o atual presidente da Câmara vai admitir de uma hora para outra ser surpreendido com a Polícia Federal, o que temos visto em outros municípios, prendendo vereadores, prefeitos e secretários. Já está passando da hora de uma manifestação pacífica e forte do povo pelo descalabro e retrocesso na administração do município, retardará seu desenvolvimento dez anos. Fizemos quarenta e oito denúncias ao Tribunal de Contas e estamos providenciando denunciar à Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União e Ministério da Saúde.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ipiaú: "Dunga" é preso com droga escondida no quintal de casa

PF e Receita fazem operação e afastam servidores do cargo

Ipiaú: Acusado de homicídios morre em ação da CIPE Central