28 dezembro, 2010

POLICIAL EDISIO CALUMBY INVESTIGA RAIZES DO CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA EM IPIAÚ

O policial ipiauense Edísio Muniz Calumby, agente de polícia civil por Dário Meira, advogado e ex delegado auxiliar por Jitaúna esteve no programa Fala Ipiaú discutindo a questão da segurança pública e o tamanho do desafio de se implantar uma política eficiente de combate ao crime na cidade que hoje é, segundo afirmou, um dos principais entrepostos do tráfico na Bahia.


Segundo Edísio – também conhecido como Buck – a falta de delegados comprometidos com a causa seria a principal questão deficitária envolvendo a Polícia Civil.

Na entrevista ele criticou o estado de abandono em que se encontra hoje a carceragem de Ipiaú, que não possibilita o pressuposto da ressocialização do preso. ” O sujeito entra ali caçando passarinho e sai pegando avestruz”, comentou ele ao acrescentar que faltam cursos profissionalizantes e outras atividades produtivas para os detentos em nível nacional.

Responsabilizou a falta de interação com o problema por parte do prefeito e dos vereadores do município ( especialmente na geração de novos empregos ) e lamentou a ” falta de competência” no trato com a segurança pública de delegados que tem servido em Ipiaú ultimamente.

Em seu comentário, Edísio lembrou que houve decréscimo nos índices de violência em Ipiaú quando da gestão do então delegado Chardson e pediu a colaboração entre as duas polícias para que haja um combate de resultados. ” A PM tem que aceitar a civil como ela é “, e ainda acrescentou: ” mesmo que um bom delegado seja designado para Ipiaú, ainda assim sem o suporte de bons agentes pouco poderá fazer”.

Entre as sugestões deixadas por Buck no programa ficaram a criação de uma Guarda Municipal, visitas frequentes da Polícia Federal à cidade, a imediata implantação das câmeras de segurança no centro da cidade e a união de todos os setores da sociedade civil ( a exemplo do que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro ) para que o problema seja enfrentado. ” Quem ganha com a desunião são os bandidos e quem perde é Ipiaú”, sentenciou.
 
[ Jo da  AABB]

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Ipiaú: Parceiros do Bem realiza 9°mutirão para doação de sangue

  Neste sábado 23 de março de 2024 o grupo parceiros do bem doadores de sangue realizou o 9°mutirão denominado caravana itinerante pela vi...