VEREADOR NENA PASSOS APRESENTA PROJETO PARA REATIVAR A FEIRINHA.

Atendendo aos apelos dos comerciantes da Praça Silvino Lima, popular “Praça da Feirinha”, o vereador Nena Passos (PSC) protocolou na Secretaria da Câmara de Ipiaú na manhã desta segunda-feira(8) o Projeto de Lei 056/2010 que trata do restabelecimento das atividades comerciais naquela praça aos domingos, como anteriormente ocorria há mais de quarentas anos até que o atual prefeito Deraldino Araújo (PMDB), numa decisão unilateral, decretou o seu fim.



Considerado o vereador que mais freqüenta a feirinha nos domingos, Nena Passos, encarou esse desafio com satisfação e está propondo, em nome daquela comunidade, dos barraqueiros, feirantes, ambulantes, empresários e dos próprios moradores do entorno a reativação da feira livre aos domingos.


Apesar da “feirinha” historicamente fazer parte da vida, da cultura e dos hábitos comerciais do ipiauense, assegurando ao longo dos anos o sustento de milhares de feirantes, barraqueiros, ambulantes e empresários nos variados ramos comerciais, o prefeito não pensou duas vezes ao decidir isoladamente sobre o futuro de toda essa gente decretando a extinção deste centro comercial popular, provocando prejuízos imensuráveis para todos.


Para embasar sua justificativa a fim de convencer os vereadores a defenderem este projeto o vereador Nena explica – “Temos exemplos em muitos municípios brasileiros de como os Centros de Abastecimentos funcionam perfeitamente e as feiras de bairros se mantêm sem que um atrapalhe o outro. Cito os municípios de Jequié, Itabuna e Ilhéus apenas para ficar nestes três exemplos. Em todas essas cidades os centros de abastecimento funcionam de segunda à sábado, fechando para limpeza e manutenção aos domingos. Há casos, como no município de Ilhéus que as feiras de bairros funcionam durante toda a semana”.


“Na cidade de Jequié funcionam normalmente duas feiras livres aos domingos. Uma no Bairro Joaquim Romão e outra no Jequiezinho. Aqui em Ipiaú precisa ser diferente, nos limitando a ter apenas uma opção de feira que é o Centro Comercial José Motta Fernandes?” – disse o auto do projeto.


De acordo com informações, a dissolução da feira deveu-se ao atendimento à Portaria 304 do Ministério da Agricultura que proíbe a comercialização de carnes sem os devidos cuidados com o resfriamento. Mas, caso o Chefe do Poder Executivo tivesse demonstrado vontade política para manter a feira, bastava aplicar a Portaria aos comerciantes que estavam infringindo a lei, proibindo-os de comercializar carne sem as devidas providências de higiene sanitária.


“Se tivesse acontecido a perfeita fiscalização para coibição desta infração a Feirinha da Praça Silvino Lima e o Centro Comercial José Motta Fernandes poderia funcionar sem se prejudicarem um ao outro” – destacou Nena.


A iniciativa de criar a feirinha foi do senhor Silvino Lima, pai do ex-vereador Dr. Amadeu Lima de Oliveira.
 
 
 
 
(fonte site do vereador www.nenapassos.com)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ipiaú: "Dunga" é preso com droga escondida no quintal de casa

PF e Receita fazem operação e afastam servidores do cargo

Ipiaú: Acusado de homicídios morre em ação da CIPE Central