QUE PAIS É ESSE!

Egildo Barberino Matos




Alfabetização - Um direito de todos


por Bruna Souza

No dia 14 de novembro comemoramos o Dia Nacional da Alfabetização. A data foi instituída pelo Presidente Castello Branco, em1966, a fim de realizar uma reflexão sobre a situação da educação no país.
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. Envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.
Caracteriza-se como analfabeto o individuo que não sabe ler e nem escrever, ou não consegue compreender textos
Segundo o artigo 205 da Constituição Brasileira “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Para a educadora Maria Alice, a alfabetização vai além da educação: “é fato que não há desenvolvimento econômico e social sem educação. Diversas pesquisas mostram que a alfabetização é o motor para a expansão econômica”, afirma a professora.
Em 2008, havia 14 milhões de analfabetos com 15 anos de idade ou mais no País, uma taxa de analfabetismo de 10%. Em 2007 a taxa era de 10,4%. Apesar desse recuo apurado, o País continua muito aquém de outros países da América Latina.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a taxa brasileira é superior à apurada em países como Bolívia (9,7%), Suriname (9,6%), Paraguai (6,3%), Argentina (2,4%) e Chile (3,5%), entre outros. Com taxas maiores que o Brasil estão outros sete países latino-americanos, como Haiti (37,9%), Guatemala (26,8%), Nicarágua (19,5%) e República Dominicana (10,9%).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ipiaú: "Dunga" é preso com droga escondida no quintal de casa

Ipiaú: Acusado de homicídios morre em ação da CIPE Central

PF e Receita fazem operação e afastam servidores do cargo