Um grito de alerta/ por Egildobarberino

/ UM GRITO DE ALERTA.
Sou de teses, boas idéias, discutíveis e enriquecedoras do nosso conhecimento.
Imaginem se não existissem discussões. Nada seria descoberto nem haveriam invenções. Estas, frutos das boas idéias, germinaram nos cérebros de alguns humanos, confidenciados a amigos ou parceiros que, acrescentaram elementos novos, incentivos e estimulos ao pai da idéia, fazendo-o seguir em frente concretizando-o.
As discussões todavia, devem ser norteadas por tolerância e flexibilidade, devido ao seu conteúdo, as vezes inusitados, transformadores e revolucionários. Quando a idéia da roda redonda surgiu, espantou simpatizantes da roda quadrada. Surgiram resistências. Natural e compreensivel. Quando Colombo disse:”A Terra eh redonda!” foi hostilizado. Quando se disse:”Vamos aa Lua ou:”Pisamos no solo lunar!”, muitos duvidaram e remanescem quem ainda resistam desacreditando.
As idéias que construímos em nossas cabecinhas, elencam convicções de estarmos certos e de que ela seja a melhor. Daí transformar-se em teses que defendemos quase sempre com absolutismos, radicalismos, intransigências e a depender de cada um de nos, poderão se transformarem em obsessões”talibãs”, fundamentalistas, tornando-nos uma ilha arida,  intransponível, intocável, afastando-nos de tantos quanto ousem se aproximar para uma boa conversa, enfim, uma boa e proveitosa troca de idéias a respeito de assuntos palpitantes, capazes de divisoes antagonicas. Normalmente eh religião, futebol e política.
Por acaso esquecemos dessas acirradas discussões? Essas são as teses mais discutidas, turbulentas e predominantes nas nossas existencias. Isso nao deveria ser assim.
Não podemos nos fechar numa redoma e não admitir idéias contrarias. Não podemos nos isolar numa caverna de idéias incombativeis. Nada eh imutável, IMEXIVEL. O engrandecedor são os pensamentos diferentes, discordantes e reconhecer que eh possível ideias melhores, ou que, qualquer pessoa, indiscriminadamente, poderá contribuir com  novos elementos capazes de inovar os seus, advindo daí, teses aperfeiçoadas, mais convincentes e proveitosas.
Impossivel pensarmos iguais, defendermos a mesma tese, contudo, não eh porque pensamos diferentemente que isso justifique cisões e desentendimentos entre amigos. Desrespeitos, ofensas, perseguições, invasoes das privacidades, fofocas, ofensas morais, brigas ou retaliações. Tudo isso eh muito pequeno em relação ao bom entendimento, companheirismos e fraternidades que devem prevalecer nas relações entre pessoas inteligentes.
Nada eh mais construtivo que o amor e a paz entre as pessoas.
Amor gera amor, ódio gera ódio. Amor construtivo. Odio destrutivo.
Ninguem pode imaginar os prejuízos, as perdas de tempo que sofremos quando alimentamos brigas. O mundo mergulhou num lamentável equivoco de construir muros aonde deveriamos  construír pontes. Pontes de amizade e união. Plantar flores ao invés de alimentar rancores. Ofertar flores a um amigo ao invés de uma bala. Presentear um bouquet ao invés de um canhao. Abrir as janelas das suas casas, deixar que o sol, a lua, os ventos, as brisas do mar, os beijas-flores e pássaros outros, adentrem, possua você, invada todo o seu ser de fluidos conciliadores, ao invés de rancores, orgulho, selvageria e individualismos.
Vivemos para nos amar uns aos outros. Essa eh nossa missão crista e vocação humana.
Luther King disse:VIVAMOS TODOS COMO IRMAOS OU MORREREMOS TODOS COMO LOUCOS.
Perdermos uma amizade por discussões futebolísticas ou políticas eh um desperdicio. Um amigo eh inegociável e renunciável. O amanha, uma icognita, nunca saberemos quem nos ajudara ou ate salvara nossas preciosas vidas.
Construir um inimigo não eh inteligente nem justo consigo proprio. A nossa caminhada eh para a frente. Pra frente eh que andamos. Para o crescimento da espiritualidade e civilidade.
Para atingirmos essa excelência, deveremos acionar os melhores sentimentos de humildade, coragem, disponibilidade e justiça. No entanto, para descambarmos os descaminhos da intriga e desunião, precisaríamos de: covardias,  traiçoes, arrogancias, tiranias e radicalidades.
Situe-se, sintonize-se com o melhor desses caminhos e deh um abraço na paz e felicidade.
A minha tese mais recente, eh defender Ipiau e meus conterrâneos pobres.
Faço isso com muita isenção e independência. Não tenho cor política ou orientações de qualquer líder político. Nem precisaria. PENSO – LOGO EXISTO.
Nasci nos guetos de Ipiau. Sou fruto da periferia ipiauense. Pais paupérrimos contudo íntegros. Sempre cultivei bons comportamentos. Nunca fui de brigas e desuniões. Herdei dos meus pais características austeras, posições firmes, lealdade, dignidade e bondade crista. Erros e tropeços sempre ficaram para o passado. Carreguei feiras, auxiliei sapateiros, cabeleireiros; fui comerciário, relojoeiro, professor e finalmente bancário. Olho pra trás e vejo um rastro de decências. Orgulha-me. Conforta-me. Sempre entrei pelas portas da frente. Enfrentei obstáculos, concursos da vida e passei por todos com destemor e abnegação. Por isso, nunca dependi de ajudas ou facilidades para conquistar algo. Minhas vitorias sempre foram conseguidas na raça, na tora, com durezas.
Não seria hoje que beijaria pés de nenhum poderoso, mendigar favores, pedir benesses ou primazias. Respeito a todos mas,  não dependo de ninguém. Politico nunca me deu cargos, camisas ou sacos de cimento. Em DEUS nunca precisei nem haverei de precisa-lo.  Aposentei-me e continuo não precisando de nenhum deles indistintamente.
Nessa linha, defendo politicamente quem eu bem entenda que serah o melhor para o meu povo e minha terra. Respeitarei civilizadamente teses e preferências de qualquer pessoa. Poderei discutir, argumentar mas, jamais construirei discórdias. Uma discussão não poderá destruir uma amizade. Não seria inteligente.
Daí entender que minhas aparições na imprensa ipiauense, sejam inconformismos de um cidadão louco por sua terra, contra injustiças, e desumanidades ao seu povo.
Entendo que o dinheiro publico eh do povo e não negocio outras possibilidades. Serei intransigente aos desvios de gestores publicos. Nao defendo ganhos pessoais. Não pretendendo inimizades, muito menos, ofender ninguém.
Esse sentimento, deve pertencer a todos os ipiauenses, jamais a uma carreira solo minha. Um nativismo saudável,  exige vigilância permanente dos interesses da sua Terra mae.   
Luto pela transparência e pela paz social. Muita saúde, escola, merenda escolar, cestas básicas, saneamentos, moradias e empregos. Chega de desvios e achar que o dinheiro publico não tem donos. Tem sim, e seus donos sãos os ipiauenses mais carentes. Devemos coibir enriquecimentos ilícitos aa custa do sofrimento de muitos infelizes coitados. Saiu dessa linha, terá o meu repudio e meu combate. Essa bandeira eh de todos os cinqüenta mil que se banham nas águas do Rio de Contas e Agua Branca.
Pasquins, panfletos, folhetins ofensivos não nos deterão. Não serão a solução que precisamos. Precisamos de união, vigilância, fiscalização, intransigência e insubordinação cidadã de todos os quanto amam essa Terra. Gente eh que somos. Não somos bobocas ou trouxas. Merecemos respeito. Abaixo a imoralidade, desrespeito, traição, oportunismo, aproveitaçao, covardia e a dilapidação.
Vamos acabar com essa historia de:”OS RICOS MAIS RICOS, OS POBRES MAIS POBRES!” Lutemos por mais igualdades, menos diferenças, mais união, paz e felicidade geral. Assim se combate a violência, a revolta dos jovens sem oportunidades e que vêem seus pais sofrendo.
Precisamos de ipiauenses capazes da construir progresso, paz e felicidade de uma Cidade que seja mais gostosa de viver.
A luta não eh somente minha. Pense com o coração, estomago e razão pois, JUNTOS CHEGAREMOS LA.
Legitimos ipiauenses não poderao permitir que nosso povo irmão caiam de joelhos, sucumbidos por quem pensa  beneficiar-se,  usurpando-lhes direitos aa felicidade e paz.
Ipiaueses, muita união, entendimentos e alertamos para esse que eh:UM GRITO DE ALERTA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ipiaú: "Dunga" é preso com droga escondida no quintal de casa

PF e Receita fazem operação e afastam servidores do cargo

Ipiaú: Acusado de homicídios morre em ação da CIPE Central