Posted: 07 Jun 2010 05:47 PM PDT
Por Egildo Barberino
O QUE GANHAREMOS NOS OFENDENDO?
Alguém me diga se teremos algum ganho ofendendo a um conterrâneo.
Seria positivo? Ofendendo estaríamos fazendo justiça? As ofensas teriam o poder de coibir algo ou cobrar algo? Devemos misturar discordâncias políticas com vidas privadas? Telhados de vidro não é uma realidade? Alguem duvida que o outro lado também tenha farto material bobastico para publicar?Essa é uma guerra que nos fará bem?
Voltem seus olhares para a política ipiauense.
Resolve um grupo político se degladiar contra o outro? Os seus simpatizantes se ofenderem, apelarem para fofocas, mentiras, acusações falsas e desmoralizações? Palavras de baixo calão, atitudes de selvageria e retaliações, seriam a formula ideal para que Ipiau encontre a paz, progresso social e o desenvolvimento que a nossa Cidade almeja?
Se tudo isso valer a pena então façamos logo uma guerra entre nos mesmos. Matemos logo uns aos outros, destruamos famílias inteiras, eliminemos todos os adversários existentes e vejamos o que sobrara depois desse holocausto entre irmãos.
Com certeza, sobrariam poucas pessoas, incapazes de tocar uma recuperação que muito custou aos ipiauenses atingirem, não teríamos os recursos para tanto, nem teríamos mais tantas pessoas inteligentes capazes de recuperar o tempo que o nosso desenvolvimento percorreu ate chegarmos ao estagio atual.
Ofensas não eliminam adversários. Panfletos, pasquins, folhetos jamais eliminarão obstáculos. Muito pelo contrario, prevalecera ai aquela máxima popular que diz: ”O AMOR GERA AMOR, ODIO GERA O ODIO!”. Gera a famosa “bala trocada”; a outra que apregoa: ”QUEM COM O FERRO FERE COM ELE SERA FERIDO!”.
Se dermos significado a esse tipo pobre de convivência, provocaremos uma divisão dentre os irmãos ipiauenses. Minaremos as relações entre amigos, companheiros e conterrâneos, colocando-nos em campos opostos. Divididos não chegaremos a lugar nenhum. JUNTOS EH QUE CHEGAREMOS LA, já dizia famoso cidadão brasileiro.
Não seria melhor que nos mantivéssemos livres para pensar, independentes para escolher nossos dirigentes públicos, democratas inteligentes, filósofos nas nossas maneiras de viver a vida, respeitando quem pensa diferente, gostos diferentes, preferências próprias, e convivêssemos sem preconceitos, restrições e radicalidades, pacificando nossas convivências e transformando Ipiau numa cidade evoluída, de primeiro mundo e gostosa de viver?
Entendo que ganharíamos muito pensando juntos, alimentando a possibilidade de vermos a nossa Cidade numa convivência pacifica, um povo civilizado e unido, botando pra fora apenas suas inteligências e capacidades de revolucionar o futuro dessa que eh uma Cidade com vocação para uma grande metrópole.
Hoje já somos uma capital regional. A aceleração do nosso crescimento eh uma exigência. Devemos nos concentrar nessa perspectiva. Devemos trabalhar duro na conquista dessa realidade que não está longe de realizarmos. Basta que nos unamos, amemo-nos, juntarmos as nossas mãos, e, como os Três Mosquiteiros bradarmos: ”UM POR TODOS, TODOS POR UM!”
Fiscalizar um vereador e um prefeito não eh desunião ou perseguição. Eh uma obrigação nossa. Eh legal e função indelegável do cidadão checar a atuação dos seus REPRESENTANTES.
Com isso, não estamos acusando ninguém, mas, é uma tarefa exigível e recomendável. Todos sabemos das tentações, porem, não poderemos permitir que os recursos arrecadados sofram desvios injustos e ilegais para beneficiarem poucos que não precisam, e abandonemos tantos carentes que ai sofrem as agruras da vida por terem nascido pobres.
E se tivermos muitos pobres em nossa Cidade, estaremos chamando “cobra pra os nossos pés” em forma de recrudescimento da violência. São pessoas oprimidas pela fome e pelas carências. Voce não avalia qual eh a cara e a cor da fome! O cãozinho endiabrado e mal conselheiro que eh! Pessam a DEUS livra-los desse sofrimento pressionador e corruptor de personalidades menos resistentes. Custa muito se resistir aos seus maus conselhos.
São pessoas que por isso adoecerão mais, exigirão mais assistência medica, e todas essas pressões do dia a dia, os levarão a descambar para roubos, seqüestros, assaltos, tráficos e intolerâncias outras que os farão precipitarem para o mundo do crime violento.
Temos a chance de modificar essa realidade. De sermos os agentes transformadores dessa que já é uma realidade aqui em Ipiau. Vivemos assombrados com a nova Ipiau e ainda não nos conscientizamos de que SOMOS PRODUTOS DOS MEIOS. Exatamente por isso, deveremos construir um ambiente mais saudável para nossa Cidade, oferecendo para nossos filhos e novas gerações que por ai virão, uma terra pacifica, mais igualitária, com menos diferenças sociais, e harmônica para viver.
Pense a respeito e contribua decisivamente, senão, “a próxima vitima poderá ser você”. Repense seu papel e suas responsabilidades. Seja um agente do bem e – AVANTE IPIAU!
Comentários