04 novembro, 2025

PF investiga esquema de fraude em empréstimos consignados no Maranhão

Operação investiga uso de documentos falsos para obtenção de crédito em nome de falsos servidores públicos
São Luís/ MA. A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã (4/11), em Cachoeira Grande/MA, operação de combate à fraude na concessão de empréstimos consignados em nome de supostos servidores públicos municipais.

A investigação teve início a partir de ofício encaminhado pela Caixa Econômica Federal, que relatou irregularidades na contratação de empréstimos consignados. No decorrer das apurações, constatou-se que os beneficiários dos créditos não possuíam qualquer vínculo com o serviço público municipal.

Para viabilizar os contratos, foram utilizados documentos falsificados, como portarias de nomeação, contracheques e cartas de margem consignável. Com esses documentos, os envolvidos se passavam por servidores municipais, contratavam os empréstimos e repassavam a maior parte dos valores ao então Secretário de Planejamento do município.

O esquema criminoso causou prejuízo superior a R$ 1 milhão apenas à Caixa Econômica Federal. As investigações continuam com o objetivo de identificar todos os participantes e apurar a totalidade dos danos causados às instituições financeiras e ao erário.

Durante a operação de hoje, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão; 20 ordens de quebra de sigilo bancário; uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Telefones (98) 31315105/ (98) 991286428

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF investiga esquema de fraude em empréstimos consignados no Maranhão

Operação investiga uso de documentos falsos para obtenção de crédito em nome de falsos servidores públicos São Luís/ MA. A Polícia Federal d...