Projetos do Poder Executivo foram aprovados com ausência de cinco vereadores da base
Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Ipiaú |
Foram preciso duas sessões consecutivas para que a Câmara de Vereadores de Ipiaú aprovasse os projetos de lei que garantem benefícios salariais aos professores e demais servidores da Prefeitura Municipal. Ambos são da autoria do Poder Executivo que solicitou as suas apreciações em regime de urgência . O Projeto de Lei nº006/2018 concede reajuste de 6,81 % aos vencimentos dos profissionais do magistério do município para o fim especifico de adequação ao piso salarial nacional, enquanto o Projeto de Lei nº 007/2018 dispõe sobre a reposição do índice correspondente aos exercícios de 2016 e 2017 aos servidores da administração. Neste caso o reajuste foi de 5%.
Alegando não ter recebido os dois projetos em tempo hábil a bancada da oposição requereu um prazo até o dia seguinte para proceder a votação , o mesmo ocorrendo em relação à emissão do parecer da comissão competente. A proposta foi submetida ao plenário e acabou vitoriosa com a diferença de um voto ( 7 X 6 ).
Coube ao Presidente José Carlos Bispo dos Santos (Carlinhos)- PP- o voto do desempate. Insatisfeita com a decisão a maioria da bancada governista, com exceção de Carlinhos e Jô da AABB, abandonou a sessão, deixando o plenário esvaziado e atropelando o resto da pauta, inclusive provocando o arquivamento do Projeto de Resolução nº 00 7/2018, da autoria do vereador Erivaldo Carlos (Pery)-PP- , que propunha a concessão da Comenda Altino Cerqueira ao ex-prefeito Zequinha Borges, o qual comprovadamente prestou relevantes serviços ao município.
No dia seguinte, em sessão extraordinária, com a ausência dos vereadores Orlando Santos, Claudio Nascimento, Lucas de Vavá, San de Paulista e Robson Moreira, as duas matérias foram apreciadas, votadas e aprovados com oito votos favoráveis. Ao Projeto de Lei nº006/2018 foi apresentada pelas Comissões de Educação e de Finanças, uma emenda retroagindo os vencimentos para o dia 1º de Maio e desse modo atendendo os anseios da categoria e a um acordo que esta firmou com o município. (José Américo Castro/ASCOM Câmara de Ipiaú).
Comentários