Página



19 outubro, 2026

PF deflagra operação para investigar coação eleitoral no Espírito Santo

Operação 1932 apura suspeitas de utilização de cargo público para influenciar o voto de servidores municipais
Vila Velha/ES. A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (19/10), a Operação 1932, com o objetivo de investigar possíveis crimes eleitorais relacionados à utilização de cargo público para coagir servidores municipais a votar em determinado candidato no segundo turno das Eleições 2026.

A investigação teve início após a divulgação de um vídeo nas redes sociais, em 10 de outubro, no qual o investigado teria condicionado a manutenção de, aproximadamente, 700 postos de trabalho, além da continuidade de obras e de serviços municipais, ao resultado da eleição estadual. Também é apurada a possível utilização de evento público para divulgação de propaganda eleitoral.

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além de busca pessoal. As medidas foram autorizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, após manifestação favorável da Procuradoria Regional Eleitoral.

A Justiça Eleitoral também determinou a suspensão do exercício da função pública do investigado e a proibição de acesso às dependências do órgão público.

Durante as buscas, foram apreendidos materiais de campanha eleitoral, que serão submetidos à análise e a exames periciais.

Os fatos são investigados, em tese, como crimes de coação eleitoral praticada por servidor público e utilização de serviços públicos em benefício de organização política, previstos no Código Eleitoral.

Comunicação Social da Polícia Federal no Espírito Santo

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF e BPFron fazem apreensão de anabolizantes no Paraná

Guaíra/PR. Neste domingo (18/10), a Polícia Federal e o Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná (BPFron/PMPR) apreend...