Banco do Brasil lidera ranking de reclamações de clientes no primeiro trimestre
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O Banco do Brasil liderou as
reclamações entre clientes no primeiro trimestre deste ano, segundo ranking
divulgado hoje (5) pelo Banco Central (BC). Em segundo lugar está o Bradesco e,
em terceiro, a Caixa Econômica Federal. O ranking levou em conta os bancos com
mais de quatro milhões de clientes.
Os principais motivos de
reclamação de bancos nos três primeiros meses do ano foram irregularidades
relativas à segurança, sigilo ou legitimidade das operações (a maior quantidade
de reclamações nesse quesito foi direcionada à Caixa), oferta ou prestação de
informação inadequada (liderada pelo Bradesco) e débito em conta não autorizado
pelo cliente (o mais reclamado foi o Banco do Brasil).
O BC informou que o ranking,
disponibilizado há 14 anos, passará por mudanças. A primeira delas já está
implementada: de bimestral a divulgação passará a ser trimestral. “Detectamos
que a elasticidade maior quanto ao prazo permite uma massa crítica mais
qualitativa das reclamações”, disse o diretor de Relacionamento Institucional e
Cidadania do BC, Isaac Sidney.
A divulgação também passará a ter
quadros comparativos, a partir do próximo trimestre. Desta forma, o cliente que
acessar o ranking poderá verificar se a instituição mudou de posição na lista.
Outras mudanças, ainda em fase de preparação, serão a criação de uma lista
separada para financeiras e de um ranking positivo. “Também permitiremos ao
cidadão dar uma nota em pesquisa de satisfação”, explicou Sidney.
De acordo com o diretor, o
ranking exclusivo para financeiras deve-se à importância que esse tipo de
instituição adquiriu. “A gente tem percebido que as reclamações que chegam ao
BC têm sido endereçadas também às financeiras. Os estudos estão avançados
internamente. Será divulgado pela primeira vez no segundo semestre. A
periodicidade será semestral”, acrescentou.
No caso do ranking positivo, será
criado este mês um grupo de trabalho para definir os critérios de avaliação,
com participação de representantes do Banco Central, Ministério Público e de
órgãos e entidades de defesa do consumidor.
Bancos
O Banco do Brasil informou por
meio de nota que aproveita as manifestações de seus usuários para melhoria do
atendimento e de seus produtos e serviços. Sobre o ranking do Banco Central no
primeiro trimestre, o BB afirma que "já implementou um conjunto de ações que
permitirão ao banco retornar ao seu nível histórico nesse ranking, ficando fora
dos primeiros colocados".
O Bradesco disse que monitora as
manifestações e prioriza o encaminhamento de soluções. Segundo o banco, as
reclamações são acompanhadas de perto pela Ouvidoria e há investimento em ações
como treinamento de colaboradores, infraestrutura e correção de falhas.
A Caixa afirmou que valoriza a
opinião dos clientes e utiliza as informações como subsídio para melhoria e
modernização de seus processos de atendimento. “A Caixa revisa permanentemente
seus serviços e produtos, priorizando a redução das reclamações e o aumento das
soluções”, destacou em nota a instituição financeira.
(Fonte: Agência Brasil)
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