03 dezembro, 2014

Renda média dos moradores do centro de Brasília é de R$ 12 mil

O número de domicílios urbanos estimados no Plano Piloto, região central da capital do País, é de 78.601 e 80% da população mora em apartamentos. As informações são da PDAD (Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios), divulgada nesta quarta-feira (3). A maior parte dos moradores se concentra nas asas Sul e Norte, com 120.244 mil moradores na primeira parte e 83.214 na segunda. Outros 18 mil residem em áreas como o Setor Militar Urbano e nas Vilas: Planalto, Telebrasília e Weslian Roriz, totalizando 221,2 mil moradores.
Do total de moradores, 89,17% trabalha na própria região, sendo que a grande maioria empregados no serviço público. O comércio abriga 11,83% dos empregados e os serviços gerais concentram 8,99% da população. Todos os entrevistados afirmaram fazer compras a própria região, assim como participam de eventos culturais, lazer e alimentação fora de casa.
A renda média domiciliar em Brasília chega a R$12.742. O Plano Piloto ocupa a sexta posição se comparado com as demais regiões administrativas, atrás do Lago Sul, Park Way, Sudoeste, Jardim Botânico e Lago Norte, respectivamente.
A alta renda das famílias influencia a baixa necessidade do uso da saúde pública. No Plano Piloto, 84,44% possuem plano de saúde e 74,68% não fazem uso deste tipo de serviço. Os beneficiários de programas sociais são quase imperceptíveis, se comparados com regiões menos favorecidas. Apenas 143 moradores recebem Bolsa Família e 329 são contemplados com o programa Bolsa Universitária.
Serviços
O atendimento de serviços públicos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e eletricidade são praticamente universalizados no Plano Piloto. Apenas 0,04% das residências têm poço artesiano. Para o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, essa situação é mais favorável em Brasília por sua idade e ocupação planejada.
— Brasília não nasceu de uma ocupação e isso faz com que se consolide o acesso a serviços básicos e não exista demora em tê-los universalizados. O crescimento populacional é abaixo da média em toda a unidade da federação, que faz com que a região ofereça uma das melhores qualidades de vida do DF, avaliou.
(Fonte R7)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PF investiga esquema de fraude em empréstimos consignados no Maranhão

Operação investiga uso de documentos falsos para obtenção de crédito em nome de falsos servidores públicos São Luís/ MA. A Polícia Federal d...