Guarulhos/SP. A polícia federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (18/11), operação destinada ao combate ao tráfico internacional de drogas por meio da ingestão de cápsulas, cumprindo 26 mandados judiciais entre prisões temporárias, prisões preventivas e buscas e apreensões no Aeroporto Internacional de São Paulo.
A Operação Teia tem como objetivo desarticular um grupo criminoso especializado no envio de substância entorpecente para a Europa utilizando a modalidade conhecida como “mulas engolidas”. Parte dos investigados é apontada como liderança dessa atividade ilícita na região de Guarulhos, identificada a partir de análises de inteligência realizadas após ações de 2024.
Dois suspeitos, que se encontram no exterior, tiveram seus dados incluídos em difusão internacional de captura. As investigações indicam que o grupo pode ter sido responsável pelo envio de dezenas de indivíduos aliciados para transportar cápsulas com droga para o exterior.
Em 2025, até a presente data, a polícia federal no Aeroporto Internacional de São Paulo já prendeu 176 pessoas por transporte de droga no estômago, número que supera o total registrado em anos anteriores. Essa prática representa risco elevado à vida dos envolvidos devido à possibilidade de rompimento das cápsulas, além de demandar a utilização de leitos hospitalares para o procedimento de expulsão da substância, realizado sob custódia da Polícia Penal do Estado de São Paulo.
Comunicação Social da Polícia Federal em Guarulhos/SP

Nenhum comentário:
Postar um comentário